Evento acontece hoje, 01 de março, às 18h30, em formato virtual

A solenidade de formatura da primeira turma da Residência Tecnológica CIn-UFPE/Embraer/Fade será realizada hoje, 01 de março, às 18h30, em formato virtual, com transmissão no canal do Youtube do CIn. O Programa de Especialização em Software (PES) é coordenado pelo professor do Centro, Adriano Sarmento, em parceria com a brasileira Embraer, uma das maiores empresas do setor aeroespacial, e a UFPE, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade).

A turma inaugural contou com 35 residentes concluintes, que puderam aliar de maneira contínua e equilibrada a formação teórica e prática com excelência de ensino, desenvolvimento pessoal e oportunidade de carreira. A pós-graduação tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos de novos profissionais nas áreas de desenvolvimento de Software Embarcado e Ciência de Dados, atendendo às demandas atuais e futuras da indústria aeroespacial.

A tradição e qualidade reconhecida em ensino superior e pesquisa científica, como também sua proximidade com o Porto Digital, um polo de inovação de excelência localizado no Recife, fizeram da UFPE a parceira ideal para a Embraer conduzir a iniciativa educacional de impacto para o ecossistema de inovação nacional. Neste ano, o programa iniciará a segunda edição, após conclusão do processo seletivo que aconteceu em outubro de 2022. De acordo com a empresa brasileira, a especialização superou as expectativas pelo alto comprometimento, entusiasmo e capacidade técnica dos talentos.

Dividido em três módulos, a residência tem grade curricular de nove meses e o profissional recebe o certificado de pós-graduação lato sensu da UFPE, instituição reconhecida pelo alto impacto no ecossistema de inovação nacional.

“A experiência que tivemos nessa primeira turma do PES foi excelente. A constante interação entre professores, alunos e profissionais da Embraer enriqueceu bastante o curso, unindo a teoria em sala de aula às práticas empregadas na Embraer. Não tenho dúvida que os alunos saem com uma formação sólida nas áreas abordadas nos cursos, e preparados para trabalhar na indústria aeronáutica”, comenta Adriano Sarmento, professor do CIn e Coordenador do programa CIn-UFPE/Embraer/Fade.

“Gostaria de parabenizar aos formandos da primeira turma do PES e destacar a relevância desta conquista. Os programas educacionais de aceleração do conhecimento são estratégicos para a geração de tecnologia brasileira e para o desenvolvimento da sociedade como um todo, por isso, estamos muito felizes com os resultados dessa parceria de sucesso com a UFPE”, disse Andreza Alberto, Vice-Presidente de Pessoas, ESG e Comunicação Corporativa.

Acompanhe a transmissão da cerimônia no canal do Youtube do CIn neste link!