Esdras Bispo Jr. está desenvolvendo sua tese sobre equidade na Educação em Computação 

Durante o doutorado, é desejável que o aluno passe um período em uma universidade no exterior para desenvolver parte de sua pesquisa, o chamado “doutorado sanduíche”. Esdras Bispo Jr., estudante do Centro de Informática (CIn) da UFPE desde 2020, conquistou a oportunidade de viver essa experiência na Brunel University London durante seis meses. 

Sua tese tem como tema a equidade na Educação em Computação. Essa agenda tem ganhado maior destaque social nos últimos anos através da preocupação em promover ambientes de oportunidades iguais para os cidadãos. E, dentro da Educação em Computação, são vários os problemas de equidade que podem surgir. Segundo pesquisa da PNAD Contínua, realizada pelo IBGE em 2018, um quarto da população brasileira não tinha acesso à Internet. 

Agora suponha que essa mesma proporção de pessoas sejam estudantes em uma sala de aula de um curso de tecnologia”, provoca o estudante de doutorado. E continua: “Será que todos os estudantes estão em mesmas condições de oportunidades de aprendizado, tendo em vista que pelo menos 25% não teriam acesso à internet fora de sua instituição de ensino? Essa é uma das várias questões das quais a temática da minha pesquisa tem interesse”.

A Brunel possui vários grupos de pesquisa que integram pesquisadores dedicados a áreas como direitos humanos, computação, pedagogia e artes. Isto favorece para que Esdras vivencie esse período de formação e discuta os resultados encontrados na coleta de dados que será realizada no Brasil. A importância dessa formação em outros grupos de pesquisa aumenta, principalmente, quando considerado o caráter interdisciplinar da pesquisa que envolve questões do campo da Computação, do Direito, da Sociologia e da Filosofia.

Professor do bacharelado de Computação na Universidade Federal de Jataí (UFJ) desde de 2012, Esdras cursou a graduação em Sistemas de Informação na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) em 2008, é mestre em Inteligência Artificial na Universidade de São Paulo (USP) e, agora, cursando doutorado no CIn, está cheio de boas expectativas para esse período de formação, que será sua primeira experiência no exterior. 

Poder avançar nos meus estudos doutorais na Brunel University London é construir um caminho para que as pesquisas que são desenvolvidas no Brasil tenham a devida visibilidade para a comunidade acadêmica em todo o mundo. Profissionalmente, essa vivência permite um olhar transcultural nas relações interpessoais, promovendo uma formação mais humana, mais tolerante… por fim, mais democrática”, afirma o doutorando. 

Esdras comenta ainda sobre como o Centro de Informática reúne excelentes profissionais e infraestrutura propícia para o florescimento de uma pesquisa de ponta. “O reconhecimento do CIn como centro de pesquisa com a nota Qualis 7 é apenas a consequência do esforço de muitos profissionais que lutaram e lutam pela excelência das atividades do centro”. E finaliza agradecendo “especificamente à minha orientadora Profa. Simone Santos pela oportunidade de fazer parte dessa equipe bonita do Grupo NEXT e de poder desenvolver essa pesquisa que para mim tem um significado bastante precioso”. 

SOBRE A BRUNEL UNIVERSITY LONDON

A Brunel University London é uma das principais universidades do Reino Unido, situada na parte oeste da cidade de Londres, em Uxbridge. É uma instituição de renome mundial e atrai estudantes de mais de 150 países devido à sua excelente variedade de cursos, perspectiva progressista e internacional e à qualidade do ensino. Líder em tecnologia de pesquisa intensiva multidisciplinar, oferece benefícios econômicos, sociais e culturais. Excelência, inovação e espírito empreendedor estão no centro de todas as atividades ali desenvolvidas.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00