“Desculpa, Beto” chega a 11º posição na competição nacional

Nos dias 16, 17 e 18 de março aconteceu a final brasileira da 27º Maratona SBC de Programação, em  Campo Grande pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Times de todo o Brasil, classificados na primeira fase, participaram da competição. “Desculpa, Beto”, time do CIn-UFPE, alcançou a 11º colocação e recebeu a medalha de bronze junto com as equipes da UnB, 9º lugar, da USP São Carlos, 10° lugar e da UDESC em 12° lugar.

Formada pelos alunos José Carlos Cruz, Clodes Fernando, Gabriel Meireles e os técnicos Bezaliel Silva e o Professor Nivan Ferreira, a equipe “Desculpa, Beto” encara esse resultado como “bastante positivo e animador, pois conseguimos trazer uma medalha nesta competição que é extremamente disputada e difícil. Além disso, estamos passando por um período de renovação com um conjunto de novos competidores. Para dois dos três integrantes do time “Desculpa, Beto” essa foi a primeira final nacional e já conseguiram uma medalha”, declara o Prof. Nivan.

Nivan é coordenador do time de programação competitiva do CIn-UFPE, o MaratonaCIn, que realiza os trabalhos de preparação para torneios desse tipo. Os estudantes escolhidos por meio da seletiva anual são confrontados com situações semelhantes ao contexto de uma competição real.

Sobre a Maratona de Programação

O evento anual faz parte da regional sulamericana do International Collegiate Programming Contest. Compostos por três integrantes, os times tentam resolver durante 5 horas o maior número possível dos problemas que são entregues no início da competição. Este ano, os cinco times brasileiros classificados para o Mundial que acontece em novembro, no Egito, são Lebenslangerschicksalsschatz (UFRJ), Humuhumunukunukuapua’a (UFMG), Você beijaria Matheus Leal Viana (Unicamp), 12k club (IME) e Flamengo (UnB).