O filme “Cibernéticas”, uma produção da Deusdará filmes, estreia nesta sexta-feira (24), às 19h, no Cinema do Porto – Recife. Em breve estará disponível no GloboPlay

A doutoranda em Ciência da Computação do CIn-UFPE, Soraya Roberta, terá sua história contada nas telas de cinema. Orientada pelo Prof. do Centro George Darmiton e pela Prof. Dra. Márjory Da Costa Abreu, da University of Sheffield Hallam, Soraya está no 3º período da Pós-graduação e desenvolve sua pesquisa sobre aplicação de técnicas de machine learning para detectar e mitigar discurso de ódio nas redes sociais contra grupos minoritários.

Com uma vasta contribuição na área da tecnologia, Soraya agora terá sua história contada, junto com histórias de outras mulheres da tecnologia, no filme “Cibernéticas”. O documentário, de produção de Graziela Mantoanelli, Diretora associada da Deusdará Filmes, estreia nesta sexta-feira (24), às 19h, no Cinema do Porto, Cais do Apolo, 222, 16º andar – Recife, e em breve estará disponível no GloboPlay. O filme-manifesto busca mapear mulheres precursoras na área de computação, tanto na academia quanto na indústria e no empreendedorismo, além de abordar dados sobre o percentual de mulheres na área e o contexto histórico da computação. 

A aluna de Doutorado Acadêmico do Centro, programa com nota máxima na avaliação da CAPES, já desenvolveu projetos como o Poesia Compilada, criado durante a sua graduação, que ensina crianças a programarem por meio de poemas. O PensaEJA, produzido em sua dissertação de mestrado para formar professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, integrando o método Paulo Freire de ensino ao Pensamento Computacional. Os guias do Pensamento Computacional para a família, que construiu durante o período de isolamento na pandemia, além do podcast Making Art With Code, que conta histórias de pessoas que produzem arte com código. 

Natural da cidade de Jardim do Seridó, interior do Rio Grande do Norte, Soraya externa sua alegria em participar do filme e poder dar visibilidade a sua pesquisa e trajetória na área. “Ter a possibilidade de me comunicar e de levar conhecimento para um público em geral, além de começar a me posicionar como uma especialista em formação na área de IA pelo CIn, é incrível. Vai ser muito massa ver esse processo documentado, após o doutorado, por meio de entrevistas, filmes e podcasts”, comenta.

Soraya está construindo sua formação em Inteligência Artificial no CIn-UFPE, pois ainda não atuava na área. “Cada disciplina que cursei tem contribuído para o aumento do  meu senso crítico, o meu desenvolvimento enquanto pesquisadora e as minhas habilidades de dev. O acompanhamento, semanalmente, e por vezes, até diário, dos meus orientadores, tem me ajudado muito. Cada reunião ou e-mail trocado, Prof. George e Prof. Marjory me ensinam o que é fazer Ciência na Computação e como é ser uma pessoa pesquisadora na área de IA”, relata.

“Durante o doutorado também temos o compartilhamento de conhecimento entre colegas que já estão mais à frente no curso, como minha colega Francimaria Nascimento, que está fazendo um estágio na mesma linha de pesquisa que a minha, na universidade de Sheffield Hallam. Essas e outras experiências no CIn tem sido convertido através de convites para ministrar workshops/talks na área, ou até mesmo ser personagem em um documentário/filme sobre nomes que estão fazendo Computação no Brasil e construindo a nova geração de mulheres na computação brasileiras”, completa.

Para todas as meninas, jovens e mulheres que desejam entrar no mundo da tecnologia, a doutoranda do CIn indica a busca de pessoas que possam acolher e sanar dúvidas nesses momentos. “Às vezes, é só a falta de conhecimento sobre o que é fazer Computação, desafios diários da pesquisa e do desenvolvimento de código. Conversar com minha co-orientadora Márjory no início do meu doutorado, sobre meus medos em seguir uma carreira na área de machine learning, me fez ouvir dela uma frase que nunca vou esquecer. ‘Eu e George estaremos orientando o que fazer e quais rotas seguir, não tenha medo’, isso me tranquilizou”, diz Soraya. 

Antes da estreia nessa sexta-feira (24), o trailer do filme está disponível no site do Cibernéticas, neste link.

Sobre o Filme 

Cibernéticas é uma produção de Deusdará Filmes, com patrocínio da Unisys por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apresenta os percursos traçados por garotas poderosas que fazem hoje – e fizeram no passado – o mundo ficar mais humano e menos desigual por meio da inovação tecnológica. Uma reflexão sobre a presença das mulheres no ecossistema que controla modelos de vida no mundo contemporâneo. Um filme-manifesto pelo aumento da presença feminina no universo da tecnologia, impactando o desenvolvimento social, econômico e cultural.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00