A Aicury será apoiada pela FACEPE para viabilizar seus produtos

A Aicury (Serviço e Tecnologias Inteligentes em Feridas), startup incubada no Sandpit do Centro de Informática (CIn) da UFPE e no Polo Tecnológico e Criativo da UFPE (Polo Tec), conquistou o 1º lugar no Edital Facepe/Secti n° 34/2022 – Pró-Startups – Operação Fluxo Contínuo, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). O edital tem como objetivo apoiar e selecionar startups em estágio inicial de desenvolvimento e inovação tecnológica de produtos viáveis mínimos (Minimum Viable Product – MVPs) e seus produtos finais.

O Sandpit do CIn-UFPE é um espaço criado para fomentar e apoiar a criação de novos negócios de base tecnológica desenvolvidos por estudantes e pesquisadores da comunidade acadêmica. Seu principal objetivo é fornecer infraestrutura, ferramentas, métodos, mentorias e networking para a criação, desenvolvimento e aprimoramento de startups de base tecnológica em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) oriundos da comunidade da UFPE. 

A Aicury, da área de Healthtech e Saúde Digital, desenvolve um Sistema inteligente de avaliação e tratamento de feridas com Visão Computacional, com medições precisas das lesões (comprimento, largura, profundidade, tipos de tecidos). Apoia decisões terapêuticas com Inteligência Artificial e monitora a evolução das feridas (visão gráfica). Na prática, a plataforma é usada por profissionais de saúde durante o tratamento dos pacientes, seja de forma presencial ou via telessaúde. A startup é coordenada pelos doutorandos do CIn, Geicianfran da Silva Lima Roque [CEO] e José William Araújo do Nascimento [CPO] e pelo Pós Doc em IA da UNICAMP-SP, Rafael Roque de Souza [CTO]. 

As startups vencedoras têm um financiamento de R$ 25 mil para a criação de um protótipo funcional e apresentação de um plano de trabalho de cinco meses para avaliação do comitê responsável pelo edital. As propostas foram avaliadas com base no mérito da solução sugerida, sua relevância tecnológica, inovação, criatividade, impacto no mercado, no governo e na área social, como também na viabilidade do projeto. A ideia da startup incubada no CIn teve como objetivo principal o desenvolvimento de uma Plataforma de conexão entre pacientes com feridas e profissionais de saúde especialistas para atendimento via telessaúde em tempo real. O financiamento será útil para aperfeiçoamento dos requisitos funcionais, implementação, realizar os  testes,  validação do produto e  otimização do produto.

Para a CEO da startup Aicury, Geicianfran Roque, a conquista da Aicury como 1º lugar e as oportunidades que surgem a cada dia são provas inegáveis da importância do Sandpit na jornada. “Em nome de todos da Aicury, agradecemos todo apoio dado  pelo professor Cristiano e de todos os membros da organização do Sandpit/CIn-UFPE. Neste cenário encantador que é o Sandpit, encontramos uma infraestrutura robusta e os recursos necessários para dar vida às nossas ideias inovadoras. Aqui, temos acesso a laboratórios, salas de reunião, equipamentos e serviços de TI, fundamentais para o crescimento e evolução de startups como a nossa”, comenta. 

Geicianfran enfatiza o apoio/orientação e os recursos materiais que encontra aqui no CIn para colaboração em seus projetos. “O suporte técnico e a sabedoria compartilhada por nossos mentores são essenciais para o sucesso da Aicury. Além disso, o Sandpit nos presenteia com uma rede de contatos repleta de parceiros, investidores e outros empreendedores. Essa conexão é fundamental para obtermos financiamento, estabelecer parcerias estratégicas e desenvolver negócios,” afirma a CEO da Aicury. 

Sobre a sensação de gratidão e estar em comunidade, Geicianfran comenta que “no Sandpit criamos um ambiente de inovação e colaboração entre as startups incubadas e a comunidade acadêmica. Esse ambiente estimula o compartilhamento de ideias, experiências e conhecimentos, contribuindo significativamente para o crescimento e sucesso de empresas como a Aicury. Em resumo, é com o coração repleto de gratidão e determinação que seguimos em frente, levando a inovação e agilidade na avaliação de feridas diretamente para a palma das mãos das pessoas. E tudo isso graças ao apoio e à inspiração que encontramos no Sandpit/CIn-UFPE.”

Sobre a Polotec – Ambiente industrial, tecnológico e criativo da Universidade, caracterizado pela presença dominante de startups de base tecnológica que possuam vínculo operacionais com as pesquisas na UFPE, com recursos humanos, laboratórios e equipamentos organizados e com predisposição ao intercâmbio entre o ecossistema de inovação universitário para consolidação, marketing e comercialização de novas tecnologias, em consonância com a Lei de Inovação Tecnológica (Lei Nº 10.973/04).

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00