Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº  598

Aluno: Paulo Roberto Pereira da Silva
Orientador: Prof. Paulo Romero Martins Maciel
Coorientador: Prof. Jean Carlos Teixeira de Araújo (UFAPE)
Título: Analytical and Hierarchical Models for Availability and
Performability Evaluation of Edge-Fog-Cloud Continuum Applications
Data: 26/05/2023
Hora/Local: 9h – Anfiteatro do CIn
Banca Examinadora:
Prof. Eduardo Antônio Guimarães Tavares (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Jamilson Ramalho Dantas (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Antônio Alfredo Ferreira Loureiro (UFMG / Departamento de Ciências da Computação)
Prof. Mario Antônio Ribeiro Dantas (UFJF / Departamento de Ciências da Computação)
Prof. Bruno Silva (Universidade Presbiteriana Mackenzie / Departamento de Ciência da Computação)

RESUMO:

A conectividade vem transformando o mundo em que vivemos e, com o passar do tempo, exige a melhoria contínua dos níveis de qualidade de serviço (QoS). Muitas tecnologias emergentes exigem redes com baixa latência para processamento de dados em tempo real, e com o passar do tempo estamos nos tornando mais dependentes dessas tecnologias. Os ambientes de computação em nuvem oferecem alta disponibilidade, confiabilidade e desempenho; no entanto, a computação em nuvem pode não ser adequada para serviços sensíveis à latência, como minimização de riscos de desastres, gerenciamento inteligente de tráfego, e prevenção de crimes. Dois paradigmas complementares, computação de névoa e de borda, foram propostos para lidar com os problemas de latência e aumentar o poder de computação entre a nuvem e os dispositivos de borda (e.g., controladores, sensores e smartphones). No entanto, a avaliação dos aspectos de disponibilidade e desempenho ainda é uma grande preocupação nesses ambientes de computação distribuída, uma vez que muitos desafios devem ser enfrentados para garantir a QoS necessária para esses sistemas. Portanto, este estudo aborda a dependabilidade de ambientes de computação em nuvem, névoa e borda, avaliando sua disponibilidade e os efeitos correspondentes em seu desempenho. Também propomos modelos analíticos e hierárquicos, que darão suporte à escalabilidade e planejamento de capacidade de ambientes de computação em nuvem, névoa e borda. As métricas abordadas neste trabalho são a disponibilidade, a disponibilidade K de N, a disponibilidade orientada à capacidade e as métricas de desempenho, como utilização, tempo de resposta, tempo de espera e taxa de descarte. Em um dos nossos resultados, conseguimos melhorar consideravelmente a disponibilidade de um aplicativo de gerenciamento de tráfego inteligente.

Palavras-chave: Computação na Nuvem, Computação na Névoa, Computação na Borda, Modelagem, Disponibilidade, Desempenho