Os interessados podem se inscrever online até o dia 23 de julho

O Centro de Informática (CIn) da UFPE está com concurso aberto para professor adjunto A. Com base em concursos anteriores, a expectativa é que os candidatos aprovados tenham forte perfil e ambição de pesquisa de destaque internacional na área, e apresentem boa didática e facilidade de comunicação. Os interessados podem consultar o edital geral da UFPE neste link, e se inscrever online até o dia 23/07. As informações complementares da vaga específica do CIn serão disponibilizadas diretamente no sistema SIGRH da UFPE antes do início das inscrições, no dia 23/06. O concurso conta inicialmente com uma vaga, mas com possibilidade de surgimento de novas vagas em 2024.

A vaga do concurso é ampla e terá 18 possíveis áreas nas quais os interessados poderão prestar o concurso:

1. Banco de Dados;
  2. Segurança de Sistemas;
  3. Interação Humano-Computador;
  4. Teoria da Computação;
  5. Sistemas de Informação;
  6. Linguagens de Programação;
  7. Matemática Computacional;
  8. Redes de Computadores;
  9. Sistemas Distribuídos;
  10. Sistemas Computacionais Embarcados;
  11. Mídia e Interação;
  12. Sistemas de Controle;
  13. Sistemas de Comunicações;
  14. Processamento de sinais;
  15. Computação quântica;
  16. Criptografia;
  17. Inteligência Artificial;
  18. Engenharia de Software.

Além disso, (i) a prova escrita será a descrição de um projeto de pesquisa em uma das 18 áreas, e (ii) a prova didática será a apresentação de um ou mais artigos do candidato em uma das 18 áreas. Em ambos os casos a área fica à escolha do candidato.

Em caso de dúvidas específicas sobre o edital e/ou o processo de inscrição, envie e-mail para secgeral@cin.ufpe.br. Dúvidas sobre o CIn e a vaga podem ser esclarecidas enviando email para diretoria@cin.ufpe.br.

Sobre o CIn-UFPE: Com 48 anos de existência, inicialmente como Departamento de Estatística e Informática, o CIn hoje tem 84 professores efetivos com doutorado atuando nas mais diversas áreas da Computação. Temos uma pós-graduação Acadêmica nota 7 na CAPES e uma pós-graduação profissional nota 4 (a maior nota das pós-graduações profissionais de Computação no Brasil), ambas com mestrado e doutorado. Já formamos mais de 3000 mestres e doutores nos nossos programas de pós-graduação. Além disso, o CIn conta com 3 cursos de graduação (Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação) de destaque, e tem uma longa história de realização de projetos de cooperação com empresas, com 90% do corpo docente efetivo já tendo se envolvido em projetos dessa natureza. Temos também um forte histórico de contribuição para a sociedade, tendo concebido e ajudado a criar o Porto Digital, o C.E.S.A.R., o ISI-TICs e várias empresas de sucesso.

Para mais informações sobre o CIn, acesse nosso site www.cin.ufpe.br e confira o infográfico do nosso ecossistema https://portal.cin.ufpe.br/pessoas-e-grupos/o-ecossistema-cin/. Veja também alguns dos nossos vídeos institucionais https://youtube.com/playlist?list=PLA7ATVrEHleSN-ylSEqePPQbYY7T1oEN9, nossa apresentação institucional https://bit.ly/CIn-UFPE_portugues ou entre em contato para maiores esclarecimentos.