Competição é vinculada à Conferência Anual de Desenvolvedores da Apple (WWDC), que este ano acontece no formato híbrido entre 5 e 9 de junho

16 alunos da Apple Developer Academy | UFPE, projeto em parceria com o Centro de Informática (CIn) da UFPE, estão entre os vencedores do Swift Student Challenge da Apple. A competição é organizada pela Apple e é vinculada à Conferência Anual de Desenvolvedores da Apple (WWDC), que este ano acontece no formato híbrido entre 5 e 9 de junho.

Esse é o novo recorde de vencedores da Apple Developer Academy | UFPE em todas as edições do Swift Student Challenge. Para o Professor do CIn Divanilson Rodrigo Campelo,  trata-se de um número expressivo, uma vez que foram 375 selecionados no mundo todo, representando mais de 30 países e regiões. “Numericamente, mais de 4% de todos os vencedores do Swift Student Challenge 2023  são da UFPE. Um resultado que impressiona. É reflexo da jornada de aprendizagem vivenciada na Academy. São estudantes apaixonados por aprender!”, diz o professor e coordenador do programa no CIn.

A Apple Developer Academy tem como meta formar desenvolvedores de classe mundial em tecnologias Apple. O projeto se baseia no uso proposital de tecnologia para a solução de problemas reais sobre os pilares da computação, do design e da inovação.

Segue a lista dos estudantes da Apple Developer Academy | UFPE selecionados no Swift Student Challenge 2023 e seu respectivo curso de graduação na UFPE:

• Alana Carolina Ramos do Nascimento – Administração
  • Cynara Valéria de Oliveira Costa do Amaral Cavalcanti – Ciência da Computação
  • Ernesto Gonçalves de Lima Neto – Ciência da Computação
  • Geozedeque Guimarães Souza – Ciência da Computação
  • Joana Luise Lima de Aquino – Engenharia Mecânica
  • Lívia Cristina Lopes Rodrigues – Odontologia
  • Lucas Migge de Barros – Psicologia
  • Maria Cecília de Moraes Pinheiro – Design
  • Maria Clara Cavalcanti Leite – Sistema de Informação
  • Maria Vitória Pereira Cordeiro – Psicologia
  • Matheus Veras Batista – Engenharia da Computação
  • Michelly Emanuela da Silva – Engenharia da Computação
  • Natália Pessôa de Azevedo Albuquerque – Economia
  • Sofia Diniz Melo Santos – Sistema de Informação
  • Thaís Monteiro Cabral – Arquitetura e Urbanismo
  • Thales Vinícius Gomes Fraga – Ciência da Computação

Foi na Apple Developer Academy que a estudante de Economia, Natália Pessôa, começou a estudar desenvolvimento Swift, Swift UI, prototipação de aplicativos e assuntos relacionados. A competição era a oportunidade de fazer algo concreto com esse conhecimento. Seu projeto é uma narrativa que explica como funciona o equilíbrio de preço de um duopólio usando teoria dos jogos. “Foi um momento muito enriquecedor de aprendizado de desenvolvimento, de pensar numa narrativa. Foi um trabalho que eu fiz sozinha, uma prática em que botei de verdade a mão na massa para o projeto sair”, comenta.

Conquistando pela segunda vez a vitória no desafio, a aluna de Ciência da Computação, Cynara Costa, está no período de conclusão do projeto na Academy. Sobre a experiência, ela comenta: “desenvolvi muitas soft skills, como comunicação e trabalho em equipe. Tudo isso é algo que você consegue trabalhar bastante durante esses dois anos. E, claro, também no quesito técnico, porque a gente aprende sobre inovação, sobre design e sobre código”. Participar da competição foi uma forma de comprovar isso pois, como destaca Cynara, “é um reconhecimento do seu trabalho pela Apple, que de certa forma tem um peso maior para quem participa da Apple Developer Academy”.

Foram três semanas bastante desafiadoras, coincidindo com o fim do semestre da graduação e do projeto na própria Academy. “Foi uma loucura, mas eu senti que por conta dessa pressão, a quantidade de conhecimento que eu absorvi naquele período foi enorme”, afirma Cynara e lembra que “quando eu entrei na Academy, via esse projeto e as pessoas que tinham ganhado na turma passada. Então desde o início era uma meta minha ganhar essa premiação e sinto que houve um crescimento de um projeto para o outro”.

O projeto desenvolvido por Cynara, desde a idealização até o design e o código, foi o aplicativo Nebula. Ele busca ensinar, através de simulação, alguns efeitos da física de acordo com o planeta. As opções presentes no jogo são Mercúrio, Terra e Júpiter, planetas com grande diferença de gravidade entre si, mas também é possível criar um planeta dando nome e cor a ele. Estão disponíveis informações sobre os planetas e opções para brincar com simulações de gravidade: jogar uma bola e ver o efeito da gravidade atuando sobre ela, a colisão entre duas e o impulso necessário para fazer uma cesta de basquete. Neste link é possível conferir mais detalhes sobre o projeto.

Sobre o Swift Student Challenge da Apple: o desafio consistiu em criar  um app do tipo playground usando a linguagem de programação Swift para ser executado em até três minutos. Os vencedores receberão agasalhos exclusivos do WWDC23, AirPods Pro, um conjunto de pins personalizados e um ano de associação ao Programa de Desenvolvedor Apple.