A consulta à comunidade científica de Pernambuco ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) lançou no dia 1º de junho o Edital FACEPE 07/2023, para escolha do(a) Diretor(a) Científico(a) da instituição. O processo consistirá em uma consulta à comunidade científica através de comissão instituída pela Portaria nº 017/2023 do Conselho Superior da FACEPE, de 31/05/2023, a fim de elaborar uma lista tríplice de indicações para que a Governadora do Estado possa realizar a escolha final.

As candidaturas foram homologadas no dia 19 de junho e entre elas está a da professora Teresa Ludermir, docente do Centro de Informática da UFPE há 30 anos. A posição de Diretor Científico tem como finalidade coordenar os programas técnico-científicos, na formação de recursos humanos, no incentivo e fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Estatuto da instituição. Neste link é possível conferir o plano de trabalho proposto pela pela professora.

Teresa, assim como exigido para candidatura, é pesquisadora nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, é membro da Ordem Nacional do Mérito Científico (Classe: Comentadora), membro sênior do IEEE e da INNS e membro titular da Academia Pernambucana de Ciências. Seu excelente trabalho rendeu os prêmios do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação e das Comissões Especiais de Redes Neurais e Inteligência Artificial da SBC.

Sob sua coordenação, o CIn-UFPE obteve a aprovação na chamada Nº 58/2022 – Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT do CNPq, para criação do Instituto Nacional de Inteligência Artificial (IAIA), que desenvolve um forte programa de capacitação de formação de recursos humanos em Inteligência Artificial, inclusive Inteligência Artificial aplicada.

Quem desejar apoiar a sua candidatura pode fazê-lo usando o link: https://forms.gle/y4RJLB7vQW3UC7pz9

Veja aqui os apoios que sua candidatura recebeu.

Não esqueça de votar nos dias 26 e 27 de junho através do https://agil.facepe.br/

Sobre o funcionamento da consulta:

De acordo com o edital divulgado pela FACEPE, os candidatos inscritos serão indicados pelos integrantes dos colegiados dos programas de pós-graduação em funcionamento no estado que possuam conceito atribuído na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) não inferior a 04. A consulta à comunidade científica ocorrerá por processo eletrônico via AgilFAP, entre os dias 26 e 27 de junho, através do uso de senha restrita, comunicada a cada um dos pesquisadores habilitados a participarem da indicação do Diretor Científico. O resultado será divulgado pela FACEPE no dia 29 de junho. Para mais informações, acesse o edital aqui.