Professora visitante da Argentina apresentou resultados de sua pesquisa nesta quarta-feira (07)

Nesta quarta-feira, sete de junho, o Centro de Informática (CIn) da UFPE, recebeu a palestra “A Formação de Professores: Recursos para o ensino por indagação e o questionamento”, ministrada pela professora visitante María Rita Otero, do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) e da Facultad de Ciencias Exactas de la Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (UNICEN). O encontro foi realizado no bloco E, sala E132, a partir das 8h, para todos os interessados.

A apresentação sintetizou as pesquisas realizadas pela autora e sua equipe sobre a Formação de Professores de matemática e ciências. A palavra formação é utilizada em sentido amplo e inclui os professores que se encontram em serviço e que estudam na universidade. A Teoria Antropológica do Didático (TAD) e a Teoria da Transposição Didática (TTD), cujo autor principal é Yves Chevallard, são as bases para analisar a formação de professores. O objetivo é preparar os professores para ensino no novo paradigma “da pesquisa e do questionamento do mundo”, como denominado pela TAD.

São relatadas várias pesquisas nas quais os professores têm que analisar e ensinar a partir de um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP). Recurso fundamental proposto pela Teoria Antropológica da Didático (TAD), os PEPs consistem no estudo de uma pergunta em sentido forte em que o professor, para questionar o saber a ensinar e o ensinado, requer realizar um conjunto de gestos didáticos, próprios do questionamento. São mudanças muito profundas em relação ao paradigma tradicional de ensino e, por isso, tenta-se analisar como os professores interagem com este tipo de recurso e explicar a origem das dificuldades que enfrentam.

Para descrever como os professores se apropriam a nível pessoal, dos dispositivos que empregam e como os utilizam, recorre-se à aproximação Instrumental do Didático (AID). A noção de esquema de Gérard Vergnaud, é empregada para descrever a atividade instrumentada dos professores quando ensinam com um artefato tipo PEP e com qualquer outro tipo de recurso, como, por exemplo, os Recursos Educativos Digitais (RED).

Interessa, especialmente, saber quais mudanças são realizadas pelos professores nos recursos utilizados na sala de aula e são traçadas novas perspectivas de investigação em que se trabalha atualmente.

Sobre María Rita Otero

Possui graduação em Matemática e Física pela Universidade Nacional Do Centro Da Província De Buenos Aires (UNICEN), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela UNICEN em convênio com a Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Ensino de Ciências da Universidade de Burgos (2002).

Atualmente é Diretora do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UNICEN, Pesquisadora independente do CONICET – Conselho Nacional De Pesquisas Científicas e Tecnológicas, Coordenadora do Doutorado em Ensino de Ciências e professor-pesquisador da Faculdade de Ciências Exatas da UNICEN. Com experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem em Física e Matemática, é Diretora do Núcleo de Pesquisa em Educação em Ciência e Tecnologia, UNCPBA-Exactas.

Concluiu um pós-doutorado em 2010 no Laboratoire d’Education et Aprenstissages de L’Université René Descartes-Sorbonne, Paris, financiado pela Bourse de la Ville de Paris-France, trabalhando com o Dr. Georges Louis Baron e o Dr. Gérard Vergnaud.