Os alunos conheceram os Laboratórios do Voxar e da Residência em Robótica

Alunos do quarto ano do Colégio Madre de Deus (Campus I) fizeram uma visita mais que inusitada ao Centro de Informática (CIn) da UFPE na última quinta-feira (01). Os alunos conheceram os laboratórios do Voxar Labs e da Residência em Robótica e Inteligência Artificial, com o objetivo de vivenciarem na prática as pesquisas desenvolvidas em sala e também nos encontros de Alfabetização e Letramento Científico (Núcleo de Ciências e Raciocínio Lógico – Integral MD). O alumni e pesquisador associado do CIn-UFPE, João Marcelo, acompanhou toda a visita junto às equipes dos laboratórios. 

Com o tema “Inteligência Artificial: a tecnologia que está mudando o mundo e transformando a sociedade”, as crianças podem explorar conceitos teóricos e práticos, como programação, algoritmos e análise de dados. Isso ajuda as crianças a entenderem e usarem de forma responsável e criativa as novidades trazidas pela Inteligência Artificial. A iniciação científica para crianças, aliada às aulas de campo, é um caminho fundamental para despertar a curiosidade, estimular a investigação e construir uma base sólida de conhecimento desde cedo.

O CIn-UFPE é aberto para visitas guiadas com estudantes de outras escolas e instituições. Através de um tour completo preparado pelo NEAP (Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica) em parceria com o PET Informática, os alunos têm a oportunidade de visitar todos os espaços que compõem a infraestrutura aqui do Centro. Como os diversos laboratórios, (Hardware, pesquisa, Robótica) os projetos de parceria do Centro com outras empresas (Motorola, Samsung, Apple), O Citi, Empresa Júnior do CIn,  e muito mais.

Além disso, os estudantes conhecerão um pouco mais sobre os cursos, os projetos e as oportunidades oferecidas aqui no CIn-UFPE. As visitas devem ser agendadas por meio do formulário disponível no site do CIn, que deve ser preenchido por um professor responsável.

Sobre o Voxar Labs: criado em 2011 dentro do CIn-UFPE, o Voxar Labs é um grupo de pesquisa multidisciplinar com foco em Computação Espacial, suas tecnologias básicas (como visão computacional e rastreamento, IHC e interação natural, e computação gráfica e visualização) e suas aplicações (como realidade virtual e aumentada aplicadas à diferentes áreas). Somos o principal grupo de pesquisa da América Latina em termos de publicação de realidade aumentada. Co-criamos soluções inovadores a partir de tecnologias desenvolvidas em parceria com universidades, institutos de pesquisa e empresas no Brasil e no exterior. Também incentivamos fortemente a transferência tecnológica através de licenciamentos ou criação de startups.

Sobre a Residência em Robótica e Inteligência Artificial:  Com tradição em programas de residência para empresas há 2 décadas, sendo referência nacional e premiado pelo MCTI, o CIn-UFPE lançou em outubro de 2021 a primeira turma da Residência em Robótica e Inteligência Artificial Aplicadas a Testes de Software através de convênio com a Softex e posterior acordo de parceria tripartite com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). A proposta do curso é formar especialistas, uma Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização), em Robótica e Inteligência Artificial e desenvolver um kit robótico inteligente capaz de interagir com as urnas eletrônicas do TRE-PE. O projeto é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00