O encontro será dia 29/06, às 14h, no Anfiteatro do Centro, com transmissão ao vivo no YouTube

No dia 29 de junho, quinta-feira, Alexandre Mota, professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, irá ministrar o seminário intitulado “Verificação Formal de Contratos Inteligentes Empresariais”. O evento será no Anfiteatro do CIn, às 14h, com transmissão ao vivo no canal oficial do CIn-UFPE no YouTube.

Contratos inteligentes têm se tornado cada vez mais populares e testar ainda é o método padrão para verificar sua funcionalidade. No entanto, tais contratos exigem um nível mais alto de corretude porque são difíceis de modificar após a implantação e erros podem resultar em perdas financeiras significativas. Portanto, a verificação formal é essencial.

Neste seminário, será abordada a busca e as experiências adquiridas durante o processo de avaliação de várias ferramentas de verificação formal disponíveis tanto na academia quanto na indústria, bem como relacionadas ao Pós-Doc em si. Após uma análise criteriosa, uma ferramenta foi identificada como sendo capaz de realizar a verificação formal de um contrato inteligente do mundo real, escrito em uma versão recente de Solidity. O contrato foi verificado formalmente e o resultado foi surpreendente.

Alexandre Mota é bolsista de produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq, com especialidade em Métodos Formais (Matemática aplicada ao desenvolvimento de Sistemas). Participou de projetos Universidade-Indústria tais como: Embraer (2006 a 2016), Motorola (2004 a 2008 e de 2015 até hoje) e COMPASS (Comprehensive Modelling for Advanced Systems of Systems, 2011 e 2014).

Atualmente está finalizando seu Pós-Doc Empresarial na Lindy Labs mas também é vice-coordenador do convênio CIn-Motorola, cujo foco é o teste de celulares, bem como coordenador da Especialização UFPE-Softex em Robótica e IA.