O ESEM é um dos principais simpósios de engenharia de software empírica do mundo

O artigo “Privacy and Security documents for Agile Software Engineering: An experiment of LGPD Inventory Adoption”, escrito por Juliana Saraiva e Sérgio Soares, foi aceito para o International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (ESEM) 2023, um dos maiores Simpósios de Engenharia de Software Empírica do mundo. Esse ano o evento será realizado entre os dias 23 e 27 de outubro, em Nova Orleans.

Juliana, doutora em Ciência da Computação e pesquisadora de pós-doc do CIn/UFPE, e Sérgio, vice-diretor do Centro de Informática (CIn) da UFPE são membros do do Empirical Software Engineering Group (ESEG). O grupo é formado por pesquisadores de várias instituições de ensino superior preocupados com estudos empíricos em engenharia de software, gerando um corpo de conhecimento para auxiliar e apoiar instituições e profissionais em tomadas de decisão quanto à avaliação de tecnologias em engenharia de software.

O objetivo do estudo documentado no artigo foi avaliar a possibilidade de adotar o Inventário Dados Pessoais (IDP) na criação de Estórias de Usuário e Cenário BDD, a fim de verificar sua relevância na compreensão e documentação do software. O trabalho completo será apresentado na Trilha Da Indústria – ESEM IGC (Industry, Government, and Community).

Considerada um dos principais fóruns para profissionais e pesquisadores compartilharem suas experiências e divulgarem resultados sobre a aplicação ou avaliação de tecnologias de engenharia de software, os trabalhos científicos apresentados nesta trilha incluem Relatos de Experiência, Estudos Empíricos e Workshops.