O encontro será dia 06 de julho, a partir das 15h, em formato virtual

Na próxima quinta-feira, dia 06 de julho, o Centro de Informática (CIn) da UFPE recebe o palestrante Ralf Lämmel para apresentação do seminário de pesquisa “Software Engineering Career Planning in the Age of AGI+/-”, a partir das 15h, em transmissão via Zoom. Serão discutidas implicações de Inteligências Artificiais modernas a partir de questões como: com IAs como o ChatGPT, menos engenheiros de software serão necessários? Quais habilidades serão exigidas desses profissionais no mundo atual? Quais desafios o ensino universitário enfrenta diante do avanço das IAs? E como as universidades devem se ajustar para formar engenheiros de software altamente qualificados?

Ralf Lämmel tem ampla formação acadêmica e industrial em engenharia de software, linguagens de programação, ML/ciência de dados e web semântica. Professor de Ciência da Computação na Universidade de Koblez-Landau, na Alemanha, desde 2007. Seus interesses de pesquisa e ensino incluem engenharia de software/dados, engenharia reversa de software, reengenharia de software, engenharia de linguagem de software, repositórios de software de mineração, compreensão de programas, programação funcional, técnicas baseadas em gramática e modelo e mega modelagem.

No passado, ele ocupou cargos no Facebook London, na University of l’Aquila, Microsoft, EUA, na Free University of Amsterdam, CWI (Centro Holandês de Matemática e Ciência da Computação) e na Universidade de Rostock, Alemanha. Ralf Lämmel é um dos fundadores da série internacional de cursos de verão sobre Técnicas Gerativas e Transformacionais em Engenharia de Software (GTTSE) e da conferência internacional sobre Engenharia de Linguagem de Software (SLE). Ele também é o autor do livro sobre Software Language Engineering: Software Languages: Syntax, Semantics, and Metaprogramming, Springer, 2018, que recebeu o Choice Award “Outstanding Academic Title” em 2019.