A láurea foi concedida no encerramento da 27ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe

O trabalho “Sistematizando jogos de simulação de negócios na aprendizagem gerencial”, desenvolvido pelo bolsista de iniciação científica Eduardo Geber, estudante de Ciência da Computação no Centro de Informática (CIn) da UFPE, foi reconhecido com o Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista, no encerramento da 27ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe, no dia 16 de junho. Kaylane Gonçalves Lira, também bolsista de iniciação científica e estudante de Engenharia da Computação no CIn-UFPE, recebeu a Menção Honrosa pelo subprojeto “Investigando o Engajamento por meio de Serious Games”.

Esses dois trabalhos de Iniciação Científica são vinculados ao projeto de pesquisa e inovação, coordenado pelo professor Alexandre Luna, do Departamento de Ciências Administrativas do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UFPE e coordenador do Agile Governance Research Lab (AGRLab), grupo de pesquisa do CNPq sediado no DCA-CCSA. É possível acompanhar as atividades do grupo através do Instagram em @agilegovernancelab.

Intitulado “Aplicando Serious Games na Investigação do Engajamento na Aprendizagem Gerencial e nas Transformações Organizacionais”, o projeto é fomentado pela FACEPE, e  conduzido em conjunto com o projeto “Desenvolvimento de objetos de aprendizagem baseados em Serious Games para auxílio ao ensino de Gerenciamento de Projetos e Sistemas de Informação”. Este é voltado para inovação no ensino de graduação, com fomento da DIFI/PROGRAD-UFPE, também sob coordenação de Alexandre. Ambos projetos contam com a participação do professor Hermano Perrelli, do Centro de Informática (CIn) da UFPE e coordenador do Grupo de Pesquisa em Projetos (GP2) sediado no CIn, como pesquisador sênior.

Para Eduardo, esse prêmio representa “não só uma primeira conquista na carreira de pesquisador que pretendo seguir, mas também um passo na direção de fazer com que o Brasil se destaque nas pesquisas em jogos sérios e educacionais, impulsionado por essa parceria multidisciplinar entre o CIn e o CCSA. Todos sabem que o cenário de desenvolvimento de jogos no Brasil não se iguala ao cenário internacional, mas esperamos conseguir contribuir para uma mudança desse quadro e demonstrar o rigor científico e a relevância dessa área para a sociedade”.

O tema da Jornada foi “20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa: uma reflexão”, com trabalhos apresentados entre os dias 12 e 16 de junho de 2023, em salas virtuais da plataforma Google Meet. Foram concedidos dois Prêmios para cada uma das áreas de conhecimento contempladas no evento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Engenharias.

Os vencedores receberão auxílio financeiro para custear a participação do bolsista, considerando passagem aérea, inscrição e diárias, em congresso nacional de cunho científico e cultural na área do conhecimento do trabalho apresentado.