Evento também conta com a exibição de documentário com narrativas LGBTQIAPN+
O Comitê de Diversidade do CIn, em parceria com o Núcleo LGBT da UFPE, realiza o lançamento do livro “Transnarrativas sobre a relação das Travestis e Pessoas Trans e a Empregabilidade”, de Samantha Vallentine, no dia 24 de julho, às 14h. O evento acontece no Anfiteatro do CIn e convida toda a comunidade da UFPE para refletir sobre as vivências da população LGBTQIAPN+. Além do lançamento da obra, também será exibido o documentário “O Armário Não É o Nosso Lugar”, de Alexsandro Stenico.
O livro “Transnarrativas sobre a relação das Travestis e Pessoas Trans e a Empregabilidade” discute a problemática do desemprego e da exclusão social sofrida pela população trans e travesti. Para isso, Samantha Vallentine utiliza conceitos como “Morte Social”, de Sayonara Nogueira, “Cissexismo” e “Transfeminismo” de Jaqueline de Jesus, e seus próprios conceitos: “Transterritórios” e “Transnarrativas”. A autora também aborda em sua obra ações, projetos e programas criados por ONG´s e movimentos sociais para a inclusão das pessoas trans e travestis no mercado de trabalho.
Para enriquecer a programação, também será exibido o longa-metragem “O Armário Não É o Nosso Lugar”, de Alexsandro Stenico, fruto do seu projeto de TCC. O audiovisual reúne as histórias de diversas pessoas LGBTQIAPN+ sobre o momento em que elas começaram a compreender, aceitar e assumir suas sexualidades e identidades de gênero. Por meio de performances artísticas e entrevistas, o autor busca valorizar a diversidade humana, de maneira que seja construída uma sociedade mais plural e inclusiva, na qual todos possam se sentir acolhidos, amados e respeitados.
Saiba mais sobre Samantha Vallentine
Mulher trans e negra, Samantha Vallentine é graduanda do curso de Ciências Sociais da UFPE e presidenta da NATRAPE (Nova Associação de Pessoas Trans e Travestis de Pernambuco). Ela também é multiplicadora do projeto nacional oportunizar e participa de outras iniciativas sociais voltadas para melhorar as políticas públicas pensadas para a população LGBTQIAPN+.
Saiba mais sobre Alexsandro Stenico
Alexsandro Stenico é cineasta, formado em Comunicação Social: Rádio e TV pela Unesp. Em seu último projeto dirigiu a produção do documentário longa-metragem voltado à comunidade LGBTQIA+, “O Armário Não É o Nosso Lugar”, selecionado pelo edital ProAC Editais Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas. Foi homenageado e recebeu pela Câmara Municipal de Piracicaba, o certificado pela luta contra a LGBTfobia através de seus trabalhos artísticos.
Saiba mais sobre o Comitê de Diversidade do CIn
O CoDi é um grupo criado com o objetivo de (i) acolher, (ii) conscientizar, e (iii) contribuir em eventuais mediações de conflitos (iv) sobre questões envolvendo diversidade, cobrando as ações devidas das instâncias competentes com o propósito de promover o respeito, a inclusão, a empatia e a disseminação de valores coerentes com um espaço democrático e plural dentro da comunidade do CIn.
Comentários desativados