Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Tese de Doutorado Nº 604

Aluno: Emanuel Rodrigues do Nascimento
Orientadora: Profa. Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Título: GRUPO NO WHATSAPP DA SALA DE AULA DE GRADUANDOS: A INFLUÊNCIA DO CLIMA
Data: 25/07/2023
Hora/Local: 10h30m – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Profa. Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Ricardo Martins de Abreu Silva (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Sérgio Ricardo de Melo Queiroz (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Danielle Rousy Dias Ricarte  (UFPB / Centro  de Informática)
Prof. Jose Luiz Portugal (UFPE / Departamento de Engenharia Cartográfica)


RESUMO:

Esta tese tem como objetivo geral aplicar os estudos do clima nos grupos do 
WhatsApp da sala de aula de graduandos e diagnosticar a sua influência nas 
atividades acadêmicas. Para isso, foram realizados alguns passos, como 
identificar a utilização e a influência do WhatsApp na educação, bem como, 
explicar o clima, os motivos, métodos e considerações para mensurá-lo na 
educação, como também, demonstrar a confiabilidade e validade sobre os 
principais instrumentos de medição da psicometria, e também, relatar os 
meios para mensurar o clima e sua influência nos grupos do WhatsApp da sala 
de aula de graduandos, e por fim, diagnosticar o clima nos grupos do 
WhatsApp da sala de aula de graduandos e sua influência nas atividades 
acadêmicas. Isso tudo, foi possível através de uma pesquisa bibliográfica, 
contemplando 191 estudos. Além de um estudo de caso em 9 instituições de 
ensino superior (3 públicas, 3 particulares presenciais e 3 particulares 
semipresenciais) no município de Caruaru-PE, no qual foi aplicado 2.401 
questionários, sendo 34% alocadas nas públicas, 33% nos particulares 
presenciais e 33% nos semipresenciais. Além de um processo estatístico, no 
qual incluiu a adequação dos dados, verificação da adequação dos dados para 
realizar análise fatorial, análise fatorial ou componente principal, 
consistência interna e teoria de resposta ao item. Os resultados 
ratificaram a existência dos climas de engajamento, estrutura, conteúdo e 
ambiente acadêmico no grupo do WhatsApp da sala de aula e as suas 
influências nos comportamentos dos graduandos. Desse modo, foi possível 
diagnosticá-los, principalmente nas atividades acadêmicas. De modo geral, 
esta tese comprovou que é possível aplicar os estudos do clima nos grupos 
do WhatsApp da sala de aula de graduandos e diagnosticar a sua influência 
nas atividades acadêmicas. Portanto, há um vasto espaço que pode ser 
explorado.

Palavras-chave: clima, WhatsApp, graduandos, comportamentos, análise 
fatorial, teoria de resposta ao item

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00