Professor do CIn desde 1995, Carlos é doutor em Ciência da Computação pela University of Kent, Inglaterra

Carlos Ferraz é o mais novo Professor Titular do Centro de Informática da UFPE. Integrante do quadro de docentes desde 1995, ele iniciou sua trajetória no CIn em 1983, com sua graduação em Ciência da Computação e, posteriormente, fez mestrado na mesma área, também pelo Centro. Após o seu doutorado em Computer Science pela University of Kent, Carlos voltou para o CIn como Professor Adjunto e, entre 2010 até sua atual promoção, foi Professor Associado.

O novo Professor Titular atua, sobretudo, na área da Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Computação Ubíqua, Computação na Nuvem, Computação Sensível a Contexto, Internet das Coisas e Middleware. Suas principais linhas de pesquisa são: sistemas distribuídos, redes de computadores e engenharia de software.

Atualmente, Carlos Ferraz é o vice-coordenador do curso de graduação em Ciência da Computação no CIn e, desde 2019, é membro do Conselho Técnico-Científico do ITEP (Instituto de Tecnologia de Pernambuco). Além disso, desde julho de 2013, é Diretor de Finanças da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Ao longo de sua carreira, participou de vários projetos de colaboração com empresas, como ITAUTEC, In Forma Software, CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) e FCA (Fiat Chrysler Automobiles)/Stellantis.