Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.097

Aluno: Diego Moura Vieira
Orientadora: Profa. Carina Frota Alves
Título: Políticas Públicas de Incentivo ao Ecossistema de Inovação Pernambucano: um Estudo de Caso sobre o Programa Desenvolve.ai
Data: 18/08/2023
Hora/Local: 14h – Centro de Informática – Anfiteatro
Banca Examinadora:
Profa. Veronica  Teichrieb  (UFPE / Centro de Informática)
Profa. Teresa Maria de Medeiros Maciel (UFRPE / DEINFO)
Profa. Carina Frota Alves  (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

O advento das tecnologias digitais tornou a produção científica e a inovação mais abertas, colaborativas e globais. A inovação aberta reúne recursos e agentes externos às organizações para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Para tornar a indústria mais produtiva e competitiva, é fundamental identificar os desafios e orquestradores para formulação de políticas públicas de incentivo à inovação e seus ecossistemas. Entretanto, os estímulos do governo à inovação são limitados e, geralmente, não levam em consideração aspectos socioeconômicos locais. Dessa forma, esta pesquisa explora os desafios das políticas públicas de incentivo à inovação aberta na indústria. Realizamos uma Revisão Rápida (RR) para sintetizar evidências na literatura. A RR permitiu mapear os principais desafios das políticas públicas de fomento  à inovação aberta. Com base nos resultados, descrevemos  um conjunto de boas práticas de inovação aberta em ecossistemas de inovação. Os estudos incluídos em nossa revisão descrevem ações e generalizações em nível nacional, às vezes deixando de observar que a inovação é um processo interativo de aprendizagem que ocorre em nível local. Através de um estudo de caso único, analisamos o programa de inovação aberta Desenvolve.ai, promovido pelo Porto Digital, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE), cujo propósito é promover a conexão entre academia e indústria dentro do ecossistema de inovação pernambucano. Para o estudo de caso, além da análise documental sobre o programa, realizamos  entrevistas semiestruturadas com os principais atores envolvidos. As entrevistas revelaram os principais achados classificados em oito categorias: Entraves burocráticos para inovação aberta; Grau de maturidade em inovação; Facilitadores da interação entre academia, indústria e governo; Políticas Públicas de incentivo; Baixa transparência no processo de inovação aberta; Interação com o ecossistema de inovação local; Impacto do fator humano no processo de inovação e; Interação com a Indústria. Nossos resultados sugerem  pontos de melhoria  sobre os impactos da política pública de inovação pernambucana, que serve de arcabouço legal para o Desenvolve.ai. Como contribuição  final da pesquisa, propomos um conjunto de 8 indicadores para avaliar a efetividade de  políticas públicas de inovação, a fim de prover maior transparência para os atores envolvidos e melhorar o acompanhamento desses programas.

Palavras-chave: Inovação Aberta; Políticas Públicas; Ecossistemas Locais de Inovação; Indicadores de Inovação.