Evento será realizado no dia 22 de agosto, às 14h

No dia 22 de agosto, às 14h, o Centro de Informática da UFPE receberá o seminário de pesquisa “Handling Uncertainty in the Development of Conversational Assistants with RELAXed User Stories”, ministrado pelo Professor João Araújo. O evento será realizado no Anfiteatro do CIn-UFPE, com transmissão simultânea pelo canal do youtube do Centro. Toda a comunidade CIn é convidada a participar.

Durante o encontro, o Professor discutirá o desenvolvimento de assistentes de voz, recurso cada vez mais popular e presente na vida em sociedade, com múltiplas aplicações, como nas Smart Homes e Health Care. O foco será no debate sobre os estágios iniciais de desenvolvimento e o desafio considerável que a incerteza intrínseca a esses assistentes traz. Para lidar com essa problemática, o Professor João Araújo criou a abordagem RELAXed User Stories, especificando os requisitos ao combinar a abordagem RELAX com as histórias dos usuários. A principal contribuição do modelo é auxiliar o engenheiro de requisitos em seu trabalho para a especificação de assistentes de voz.

O palestrante, João Araújo, é professor do Departamento de Informática da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e membro do centro português de pesquisas NOVA LINCS. Sua formação é na área da Engenharia de Software, com mestrado pelo CIn-UFPE e doutorado pela Lancaster University, no Reino Unido. Seus principais interesses de pesquisa são Engenharia de Requisitos, Advanced Modularity, Engenharia de Softwares e Linhas de produto de Software. O Professor possui uma intensa produção científica, com vários artigos publicados em jornais, conferências internacionais e workshops. Além disso, também está envolvido com diversos projetos, como o AMPLE (fundado pela União Europeia), Aspects for Space Domain (fundado pela ESA), SOFTAS e BATIC3S (ambos fundados pela FCT/MCTES) em Portugal.