Alunos de Engenharia da Computação têm acesso exclusivo às instalações da Motorola no CIn-UFPE, surpreendendo-se com inovação e sigilo industrial

O modelo de hélice tríplice é já bem estabelecido e o governo também participa da parceria uma vez que abre mão dos impostos. Há 20 anos o Centro de Informática da UFPE colabora com a Motorola Mobility através de convênios apoiados pela Lei de Informática. Em 17 de agosto, os alunos do 1o período do curso de Engenharia da Computação tiveram a oportunidade única de adentrar os bastidores da parceria CIn-UFPE/Motorola. Com as barreiras do sigilo industrial devidamente controladas e supervisionadas pelos coordenadores, gerentes e pessoal administrativo, os alunos foram agraciados com uma visão privilegiada das operações e inovações tecnológicas que impulsionam esta indústria.

Esta oportunidade inédita foi possível graças ao empenho dos coordenadores do projeto e da empresa em viabilizar a visita aos seus laboratórios e instalações. Essa oportunidade rara ofereceu aos alunos a chance de explorar de perto as mais recentes descobertas e desenvolvimentos tecnológicos em um ambiente real de produção.

Ao longo da visita, os alunos puderam testemunhar em primeira mão os processos complexos e as tecnologias de ponta empregadas pela empresa para criar soluções inovadoras que moldam o futuro. De sistemas robóticos a gaiolas de Faraday, os estudantes foram apresentados a um mundo onde a teoria acadêmica se transforma em produtos e serviços revolucionários.

“Esta ideia da visita é muito interessante. Os alunos quando entram no CIn-UFPE ainda não têm muita noção das oportunidades possíveis de serem encontradas aqui”, disse Marcela Asfora, aluna do 5o período de Engenharia da Computação e monitora-bolsista da disciplina de Introdução à Programação. “Introdução à Programação é uma das disciplinas, ou talvez a única, que tenta sair do mundo puramente acadêmico. Nela, os alunos aprendem a criar um jogo e a controlar robôs reais. E agora com esta visita ao projeto CIn-Motorola, ajuda a expandir o horizonte dos alunos”.

No entanto, a visita não foi apenas sobre tecnologia de ponta. Os alunos também tiveram a oportunidade de interagir com engenheiros e profissionais experientes da empresa, fazendo perguntas e aprendendo com as respostas obtidas. “Essa troca de conhecimento entre a academia e a indústria mostra-se valiosa, uma vez que os alunos podem obter insights práticos sobre como aplicar seus estudos em um ambiente de trabalho real”, disse Alexandre Mota, professor de Introdução à Programação, de onde estudantes e monitores foram convidados, e coordenador responsável por esta primeira visita. “Nossa intenção é que essa experiência inspire os estudantes a buscarem a excelência acadêmica e a se prepararem para os desafios do mundo profissional”.

Embora as regras severas de sigilo da empresa normalmente impeçam a divulgação pública de seus processos internos, a iniciativa demonstra uma abertura notável para compartilhar conhecimento com a próxima geração de talentos em engenharia. “Que excelente iniciativa de toda a equipe do CIn-UFPE em proporcionar essa oportunidade para que nossos futuros talentos tenham a visibilidade da realidade que vão viver futuramente, trazendo o dia-a-dia dessa trajetória de excelência e de 20 anos de parceria com a Motorola. Consigo voltar a alguns bons anos atrás e lembrar o quanto foi importante e gratificante esse início da minha carreira, e foi exatamente dessa forma, onde pude conhecer a operação e trajetória da empresa, podendo fortalecer a minha decisão. Sou grata em poder fazer parte dessa excelência e desse momento, e que nossos futuros talentos tenham muito sucesso, se desenvolvam com garra, e nos tragam ainda mais inovações”, Viviana Toledo, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Software – Motorola Brasil. “Parabéns ao CIn-UFPE e a todos os envolvidos nesta iniciativa. Fico muito feliz em poder fazer parte deste momento. A experiência destes jovens futuros talentos com os laboratórios CIn-UFPE/Motorola é muito importante e vem reforçar ainda mais este ambiente de inovação e criação de novos talentos. Esta é mais uma prova de sucesso da nossa parceria técnico-científica, que vem ao longo destes mais de 20 anos promovendo inovações nas pesquisas e capacitação de novos talentos, beneficiando toda a região e o país”, Luiz Kawakami, Gerente Sênior P&D – Motorola Brasil.

À medida que os alunos retornam às suas salas de aula com novas perspectivas e motivação renovada, essa visita única permanecerá como um exemplo marcante de como a colaboração entre governo, universidade e empresa pode enriquecer a educação e preparar melhor os futuros profissionais para um cenário tecnológico em constante evolução.