Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.201

Aluno: Gabriel Henrique Daniel da Silva
Orientadora: Profa. Flávia de Almeida Barros
Título: Extração, Classificação e Priorização de Reclamações de Consumidores em SACs Online Baseados em Texto
Data: 28/08/2023
Hora/Local: 9h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Profa. Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Péricles Barbosa Cunha de Miranda (UFRPE / Departamento de Computação)
Prof. Flávia de Almeida Barros (UFPE / CIn)

RESUMO:

Os serviços de atendimento ao consumidor (SACs) são canais de comunicação entre uma empresa e seus consumidores, possibilitando que os clientes tirem dúvidas, deem sugestões, solicitem informações e registrem reclamações. Com o advento da Internet e das redes sociais, grande parte do contato é feito online através de canais descentralizados que geram uma enorme quantidade de informação textual a ser analisada. Consumidores insatisfeitos e que não se sentem priorizados tendem a se afastar e tomar ações que possam influenciar negativamente na imagem da empresa. Nesse contexto, este trabalho de mestrado propõe um processo para auxiliar as empresas a lidar com essa grande quantidade de reclamações que ficam expostas na Web através do processamento automático dos textos das reclamações. A solução proposta se baseia em uma estratégia de extração automática das reclamações postadas pelos consumidores em sites específicos, seguida de classificação e ranqueamento dessas reclamações, a fim de priorizar as críticas consideradas mais relevantes (i.e., com maior potencial de prejuízo) no momento. O processo proposto foi implementado em três etapas distintas. Inicialmente, foi desenvolvido um módulo para criação do corpus que realiza um scrapping para extração das reclamações a partir de sites na Web. O código foi desenvolvido em Python com o auxílio do framework Selenium. O site escolhido para o protótipo inicial foi o “ReclameAqui”. A partir dos dados extraídos, foi criado um corpus contendo reclamações que foram etiquetadas manualmente por pessoas com experiência no domínio de atendimento ao consumidor, também foi realizado um pré-processamento textual. A seguir, foi desenvolvido um classificador de texto baseado em Aprendizagem de Máquina usando o corpus etiquetado. Foram realizados diversos experimentos buscando encontrar a combinação de melhor desempenho dentre as opções disponíveis. A configuração que utiliza TF-IDF para transformação de texto, K-Fold Cross Validation no treinamento e Regressão Logística teve o melhor resultado, com acurácia de 82,22%, F-measure de 82,39% e área sob a curva ROC de 0,8881. Por fim, o protótipo implementado também realiza o ranqueamento das reclamações prioritárias, oferecendo ainda a possibilidade de exportação das reclamações de forma ordenada.

Palavras-chave: SAC; Extração de Informação; Aprendizagem de Máquina; Classificação.