Incubada no Sandpit do CIn e no Polo Tec da UFPE, a startup desenvolve soluções para a indústria

A InSpace participou da 5ª edição da pré-aceleração Fast Motion e ficou entre as três melhores startups do programa promovido pelo Sebrae Pernambuco em parceria com a Neo Ventures. A pré-aceleração é voltada para negócios pernambucanos e seleciona startups em estágio inicial para receber capacitações, mentorias e oportunidades de networking com o mercado, assim como aulas sobre o desenvolvimento dos negócios, desde a sua concepção até a entrada no mercado.

A participação da InSpace no programa foi liderada pelo co-fundador, Jorge Salvador, que esteve presente nas mentorias individualizadas, garantindo um aprendizado personalizado às necessidades da empresa. Ele também coordenou o restante da equipe nas demais atividades e foi o responsável pela ideialização e desenvolvimento dos produtos, incluindo design de experiência do usuário (UX). Além dele, também estavam presentes os outros co-fundadores, o CTO Pedro Jorge que coordenou o desenvolvimento técnico das soluções e o CEO Gustavo Camargo, responsável pela estratégia e negócios, buscando novas oportunidades.

De acordo com Gustavo, “A participação da InSpace no Fast Motion desempenhou um papel crucial no nosso desenvolvimento. As mentorias e atividades do programa solidificaram nossos processos e estrutura, e isso se reflete no reconhecimento que temos recebido. Tanto os participantes do programa quanto outras empresas reconhecem nosso progresso e dedicação à inovação.” Além disso, ele também destaca os resultados obtidos: “Nossa participação no Fast Motion resultou em avanços significativos. Consolidamos nossos processos internos e ganhamos maturidade em várias áreas. Desde a definição mais clara de nossa proposta de valor até o refinamento do modelo de negócios, tivemos progressos notáveis. Enquanto aprimorávamos nosso produto, também amadurecemos como equipe, o que impactou em propostas mais sólidas, redes de contato mais amplas e novas parcerias.

Incubada no Sandpit do CIn e no Polo Tec da UFPE, a InSpace é uma startup de base tecnológica que desenvolve ferramentas de Inteligência Artificial voltadas para a melhoria do processo industrial. As soluções são elaboradas com base na visão computacional, deep learning e vídeo analytics, com o intuito de agilizar as operações e detectar falhas de qualidade e segurança na indústria. A startup é vinculada ao Voxar Labs, um dos laboratórios de referência em P&D de visão computacional, realidade aumentada e interatividade da América Latina. Além da participação no Fast Motion, a InSpace foi aprovada no edital PROSTARTUPS da Facepe e na Bolsa Sócio Empreendedor do Sebrae, garantindo monitorias, orientação especializada e um apoio financeiro para o desenvolvimento de seus produtos.

Sobre o Sandpit do CIn

O SandPit é um espaço idealizado pelo Centro de Informática da UFPE para fomentar e apoiar a criação de novos negócios de base tecnológica desenvolvidos por estudantes e pesquisadores da comunidade acadêmica. Seu principal objetivo é fornecer as ferramentas e o suporte necessário para a criação, desenvolvimento e aprimoramento de startups emergentes de projetos de pesquisa ou de disciplinas da UFPE, por meio de um programa de formação empreendedora. Para isso, o SandPit oferece atividades práticas, mentorias, meetups, orientação técnica e atividades de apresentação de resultados para as startups participantes durante os dez meses de incubação no programa.

Sobre a Polotec

A Polotec é o ambiente industrial, tecnológico e criativo da Universidade, caracterizado pela presença dominante de startups de base tecnológica que possuam vínculo operacionais com as pesquisas na UFPE, com recursos humanos, laboratórios e equipamentos organizados e com predisposição ao intercâmbio entre o ecossistema de inovação universitário para consolidação, marketing e comercialização de novas tecnologias, em consonância com a Lei de Inovação Tecnológica (Lei Nº 10.973/04).