Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.105

Aluno: Dayanne Maria Coutinho Oliveira
Orientador: Prof. Kiev Santos da Gama
Título: Diversidade em Game Jams: um estudo de caso sobre a participação LGBTQIA+ em maratonas de desenvolvimento de jogos
Data: 01/09/2023
Hora/Local: 14h – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com a aluna
Banca Examinadora:
Prof. Filipe Carlos de Albuquerque Calegario (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Tatyane Souza Calixto da Silva (CESAR School)
Prof. Kiev Santos da Gama (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

Game Jams são maratonas de desenvolvimento de jogos limitadas por tempo, geralmente com duração de 48 horas. Esses eventos reúnem pessoas não apenas para fazer jogos, mas também para conectar iniciantes, amadores e profissionais. Embora vistos como um ambiente diverso, nos Games, seja como cultura tecnológica ou como ocupação profissional, podemos encontrar preconceito e discriminação contra LGBTQIA+. Este trabalho é um estudo de caso sobre diversidade em Game Jams, especificamente sobre a participação de LGBTQIA+. Investigamos a participação de pessoas LGBTQIA+, visando entender suas perspectivas e os potenciais desafios sobre qualquer preconceito ou discriminação que possam enfrentar durante as Game Jams. Combinamos métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos, através de surveys distribuídos em algumas Game Jams e entrevistas online com alguns respondentes dos surveys. Após a análise dos dados coletados, fornecemos um conjunto de recomendações de estrutura e organização, visando aumentar a participação de participantes LGBTQIA+ e criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor a esses participantes. As recomendações são: Organizar Game Jams focados na diversidade e hubs Global Game Jam focados na diversidade; tornar todos os participantes cientes do código de conduta; fomentar a colaboração sobre a competição; apresentar aspectos com os quais a comunidade LGBTQIA+ possa se relacionar; e promover atividades de aprendizagem. Ao implementar essas medidas, você pode ajudar a criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para os participantes das Game Jams e ajudar a promover uma comunidade diversificada.

Palavras-chave: Game Jam, LGBTQIA+, Gênero, Diversidade, Participação.