Centro promove uma série de atividades no Mês de Valorização da vida

Desde 2018, o Centro de Informática da UFPE abraça a Campanha do Setembro Amarelo, promovida por todo o Brasil pela parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). O mês da valorização da vida é voltado para a prevenção do suicídio no Brasil e, em 2023, promove o tema “Se precisar, peça ajuda”. Com o objetivo de promover a conscientização sobre a saúde mental no ambiente acadêmico, o CIn irá proporcionar uma série de atividades voltadas para a conscientização sobre a saúde mental.

A programação foi elaborada pelo Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica (NEAP) do CIn, em conjunto com o DACIn, e conta com mesas redondas, práticas de meditação e roda de leitura. Além disso, durante todo o ano, o Grupo de Acolhimento do CIn-UFPE promove atendimentos individuais e presenciais, por meio da escuta solidária realizada por um grupo acolhedor. Todas as pessoas vinculadas ao Centro, se precisarem, podem solicitar o atendimento pelo email acolhimento@cin.ufpe.br.

A Campanha do Setembro Amarelo se faz necessária para informar e conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e incentivar todos que estejam precisando a procurar ajuda. A informação também auxilia a população na identificação de pessoas próximas que possam estar passando por momentos difíceis e oferecer uma escuta ativa e empática, além de incentivar a busca por ajuda profissional.

Confira a programação completa:

11, 13 e 15/09 – 13h – Uma semana de leitura com o livro 10% Mais Feliz com Sílvia Matos, no Auditório do CIn-UFPE.
Link do livro disponível para compra na Amazon: https://amzn.to/3OY4dCJ.

Dia 15/09 – 11h – Roda de conversa sobre ansiedade com o psicólogo clínico Paulo Contin, no Auditório do CIn-UFPE

Dia 20/09 – 11h – Meditação Mindfulness para cultivar a atenção plena no cuidado da ansiedade e do TDAH, com a psicóloga e neuropsicóloga Georgia Menezes, no Auditório do CIn-UFPE

Dia 25/09 – 16h – Um momento de meditação, descobrindo sua caverna de quietude com a Professora Anjolina, no Auditório do CIn-UFPE

Dia 27/09 – 10h – Roda de conversa sobre aspectos interseccionais e saúde mental universitária com o Técnico em Assuntos Educacionais/DAM/CFCH/UFPE e psicólogo Clark Melindre, no Auditório do CIn-UFPE.