FAPESP anunciou a criação de quatros centros, sendo dois deles no CIn-UFPE

O Centro de Informática da UFPE será a sede de dois dos quatro novos Centros de Pesquisa Aplicada (CPA) em Inteligência Artificial aprovados recentemente pela FAPESP. Os CPAs possuem o objetivo de desenvolver pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, voltadas para a resolução de problemas com o uso da Inteligência Artificial. Com estes novos quatro, ao todo, serão dez centros no país, com sede no CIn-UFPE (2), USP (2), UNICAMP, UFMG, UFC, SENAI-CImatec, IPT e UFRJ.

As propostas do CIn-UFPE que foram aprovadas pela FAPESP são o Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Segurança Cibernética, sob responsabilidade da Professora e Pesquisadora Teresa Bernarda Ludermir; e o PRAIA Educação – Pesquisa realmente Aplicada em Inteligência Artificial: educação para a 4a revolução, sob responsabilidade do Professor Geber Lisboa Ramalho.

Com a criação dos CPAs, o Centro de Informática da UFPE fortalece a sua trajetória como um dos centros de ensino e pesquisa mais relevantes do Brasil e da América Latina, com base nos pilares ensino, pesquisa, extensão e cooperação. Contribuir para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da sociedade, por meio da informática, é a missão do Centro, da qual derivam os seus valores: excelência, relevância, irreverência e liderança.