Inovação e Inteligência Artificial na educação para enfrentar desafios da 4ª Revolução Industrial

O PRAIA – Pesquisa Realmente Aplicada em Inteligência Artificial – será um dos centros brasileiros de pesquisa aplicada em Inteligência Artificial (IA), resultante da parceria entre o SENAI nacional e um consórcio de 13 universidades nacionais e 4 internacionais. Na última segunda-feira (04), o centro, que conta também com o apoio do Porto Digital e do SOFTEX-Recife, foi anunciado entre os selecionados no edital lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e o Comitê Gestor da Internet (CGI.BR).

O intuito do edital é fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação com IA para a resolução de problemas. O PRAIA é focado em educação, visando construir soluções baseadas em IA que ajudem a promover a educação de qualidade, inclusiva e atualizada, além de fortalecer o aprendizado orientado a competências e novos modelos de educação. O centro receberá financiamento de R$ 20 milhões ao longo de 10 anos para: (a) desenvolver pesquisa de classe mundial em IA na educação; (b) capacitar recursos humanos qualificados em competências relacionadas à IA e (c) promover a inovação baseada em IA no mercado da educação.

Os desafios para o setor da educação no país são urgentes e relevantes, decorrentes das transformações desencadeadas pela Quarta Revolução Industrial como: automação de empregos, criação de novas demandas de trabalho, competição global crescente e necessidade de competências digitais para participar da sociedade. O uso de IA na educação pode contribuir a enfrentar tais desafios, melhorando os processos de aprendizagem de forma a aumentar oportunidades de inserção de jovens em um mercado de trabalho em constante mudança.

A parceria com o SENAI Nacional, parceiro e co-financiador, é fundamental nesse contexto, dada a reputação e alcance de seus programas educacionais, que formam hoje mais de 2 milhões de jovens por ano e mais de 1000 diferentes cursos em 32 áreas tecnológicas. A estrutura do SENAI garantirá não só aplicabilidade aos resultados de pesquisa, mas também espaço de experimentação.

A equipe, coordenada por Geber Ramalho, professor do CIn-UFPE), conta com 78 pesquisadores de diversas áreas, a exemplo de computação, educação, psicologia, economia e design. Ao longo dos cinco primeiros anos o PRAIA contará com 80 bolsas de pós-doc, doutorado, mestrado e Iniciação Científica para apoiar a rede de pesquisadores brasileiros (da UFPE, UFRN, UFPB, UFCG, UFRPE, CESAR School, UFAL, UFBA, UFAM, USP, UFF, UFRJ, e UDESC) e estrangeiros (da França, Espanha, Canadá e Austrália).

Além de pesquisa aplicada, o centro também promoverá diretamente a formação de recursos humanos em IA. Estão planejados: cursos para educação vocacional e de graduação, treinamento contínuo para o corpo docente do SENAI, seminários de IA para a indústria 4.0, um programa de residência em IA, mestrado em Negócios com Inteligência Artificial (MBAI), entre outros.

Quanto à inovação e transferência de tecnologia, o desenvolvimento de novos produtos e serviços seguirá uma lógica de inovação aberta, compartilhando os resultados com entidades de educação interessadas. Também está previsto apoio financeiro do SENAI a novas startups EdTech criadas no centro, assim como o suporte de profissionais de desenvolvimento de software da do SENAI nacional na transformação dos protótipos gerados em produtos escaláveis e robustos.