Coordenado pela professora Teresa Ludermir, o centro é uma das propostas aprovadas pela FAPESP

O Centro de Informática (CIn) da UFPE está entre as quatro propostas selecionadas em chamada lançada em parceria pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.BR). A iniciativa propõe fomentar a criação de Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial (IA) para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, aplicadas e orientadas à resolução de problemas com IA.

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial para Segurança Cibernética, sob responsabilidade da Professora e Pesquisadora Teresa Bernarda Ludermir, conta com 99 pesquisadores de 17 instituições brasileiras de todas as regiões do Brasil e 20 pesquisadores de 17 instituições de pesquisa internacionais, dedicados a este tema atual e relevante para a sociedade. Também estão associados ao Centro parceiros relevantes da indústria de Segurança Cibernética, como a Embraer, a Tempest e a Atech.

A missão da equipe é fomentar pesquisas e soluções aplicadas e inovadoras em Inteligência Artificial para promover a ciber-resiliência com pesquisadores engajados na investigação, proposta e monitoramento de soluções de segurança cibernética usando Inteligência Artificial.

“A combinação entre Inteligência Artificial e Segurança Cibernética oferece grandes oportunidades e desafios. O nosso centro está centrado em três grandes áreas de pesquisa que envolvem a interseção entre Inteligência Artificial e Segurança Cibernética: Ataque e Defesa, Aprendizagem Adversária, e Aplicações Ciber Físicas. O Centro desenvolverá novos algoritmos e técnicas avançando os conhecimentos das áreas de IA e Segurança Cibernética com o uso de IA responsável (justa, transparente, respeitando privacidade, protegendo dados e estimulando inclusão e sustentabilidade)”, explica Teresa que é também coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inteligência Artificial no Brasil.

A Inteligência Artificial é hoje uma área estratégica para qualquer país. A UFPE tem sido uma instituição pioneira nas pesquisas neste segmento desde a década de 1980 e atualmente conta com um dos maiores, mais ativos e reconhecidos grupos de pesquisadores na área de Inteligência Artificial no Brasil. A colaboração entre a pluralidade de pesquisadores de outras instituições de ensino parceiras e das empresas que fazem parte do Centro são um diferencial do projeto e devem direcionar seu sucesso e relevância para a sociedade.

Recursos e parcerias – A FAPESP, o MCTI e o CGI.Br disponibilizarão R$ 1 milhão por ano para cada um dos novos quatro Centros criados por um período de até dez anos. Pelo menos o mesmo valor será aportado pelas empresas parceiras.