A tecnologia foi desenvolvida pelo grupo CIn.AI e conta com a colaboração do CRCN-NE, IFPE e Departamento de Micologia da UFPE

O grupo de pesquisa CIn.AI desenvolveu um Nariz eletrônico inteligente capaz de identificar odores relativos a tipos de alimentos, bebidas, drogas, contaminantes do ar, fungos, bactérias e até doenças. O projeto foi coordenado pelo Professor Leandro Almeida em parceria com o Centro Regional de Ciência Nucleares do Nordeste (CRCN-NE), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o Departamento de Micologia (UFPE) e a startup e.Aí Tecnologias Inteligentes. A tecnologia desenvolvida pode ser aplicada a diversos segmentos, como o controle de qualidade de alimentos, segurança, qualidade do ar e diagnóstico de doenças.

O Nariz eletrônico inteligente  é um dispositivo criado para detectar e reconhecer padrões de cheiros de forma automatizada, por meio de um conjunto de mais de dez sensores associados a métodos avançados de inteligência artificial. Seu objetivo é elevar e garantir os padrões de qualidade nas análises de odores, a partir da IA, oferecendo portabilidade, conectividade e velocidade nos resultados, e promovendo melhorias para a saúde. Os resultados dos experimentos realizados ao longo do desenvolvimento da tecnologia foram publicados, apontando para excelentes taxas de precisão na análise de cultura de fungos e bactérias.

A pesquisa avança para a realização de experimentos com diagnósticos a partir do sangue de pacientes, identificação de fragrâncias e qualidade do ar, imitando a percepção humana. O desenvolvimento e aprimoramento do Nariz eletrônico inteligente conta com o suporte da FACEPE e do CNPq, além da experiência e relevância dos estudos em IA realizados pelo CIn.AI e pelo Professor Leandro Almeida. Coordenador do projeto, Leandro já desenvolveu outras soluções inteligentes voltadas para resolver problemas da saúde, como soluções robóticas para desinfecção de ambientes com a utilização de UV-C.

Saiba mais sobre o CIn.AI

O CIn.AI tem como missão realizar pesquisa de elevada qualidade em Inteligência Artificial, formando recursos humanos qualificados na área. As aplicações desenvolvidas pelo CIn.AI têm impacto em todas áreas da sociedade. Além disso, o grupo de pesquisa possui uma extensa rede de colaborações científicas nacionais e internacionais. Vários pesquisadores do CIn.AI são bolsistas de produtividade em pesquisa e desenvolvimento tecnológico do CNPq, fazem parte dos comitês científicos de vários periódicos importantes, conferências nacionais e internacionais da área de Inteligência Artificial e têm prestado consultoria e assessoria a várias empresas nesses temas.

O CIn.AI é pioneiro na área de Inteligência Artificial no país, iniciando suas atividades em meados da década de 70. Pesquisadores do CIn.AI foram premiados em diversos eventos nacionais e internacionais e estão entre os mais produtivos do Brasil.

Confira resultados dos experimentos realizados com o Nariz eletrônico inteligente: