Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº 2.111

Aluno: Maria Renay Barbosa da Silva
Orientador: Prof. Frederico Luiz Gonçalves de Freitas
Coorientador: Prof. Cleyton Mário de Oliveira Rodrigues (UPE)
Título: IMUNO-ONTO: Uma DL-Ontology para o Domínio Imunobiológico
Data: 28/09/2023
Hora/Local: 15 horas – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato cm a aluna
Banca Examinadora:

Prof. Cleyton Mário de Oliveira Rodrigues (UPE/ Faculdade de Formação de Professores de Garanhuns Magano)
Prof. Amadeu Sá de Campos Filho  (UFPE / Núcleo de Telessaúde )
Prof. Filipe Santana da Silva (UFCSPA) / Depto. de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas)

RESUMO:

Um obstáculo inerente ao progresso das ferramentas no contexto da saúde reside na necessidade de manutenção e atualização constante por parte dos profissionais envolvidos. Isso abrange não apenas o aprimoramento técnico, mas também a busca, filtragem, organização e indexação do conhecimento pertinente à área. As vacinas representam uma medida profilática eficaz e fundamental para reduzir a incidência de doenças, podendo, em alguns casos, contribuir para sua erradicação. Conscientes dos desafios de interoperabilidade que afetam os sistemas de saúde, e cientes de que ontologias podem estabelecer uma terminologia comum, idealmente inequívoca, em um domínio específico, apresentamos um estudo voltado para a especificação conceitual no domínio Imunobiológico, denominada IMUNO-ONTO. A metodologia de desenvolvimento adotada baseou-se na utilização da Methontology para conceber um modelo conceitual ontológico sólido. Para a materialização deste modelo, selecionamos as ferramentas OLED ( OntoUML Lightweight Editor), empregada para modelar a ontologia em conformidade com os princípios da ontologia de topo  UFO (Unified Foundational Ontology), e posteriormente o Protegé, utilizado para realizar testes de integridade e estudos de caso, com o intuito de validar e aprimorar a ontologia proposta.

Palavras-chave: Ontologia, Vacina, UFO , Methontology e Web semântica