O evento foi realizado em comemoração ao bicentenário de Gonçalves Dias, no Maranhão
O Professor Filipe Calegario, do CIn-UFPE, foi convidado para integrar a coordenação técnica do Hackathon “Gonçalves Dias na era da IA”, uma competição em homenagem ao bicentenário do poeta maranhense Gonçalves Dias. O evento busca promover o uso da inteligência artificial generativa para a produção de imagens e vídeos baseados nas obras do poeta. O Hackathon aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro, em São Luís, capital do Maranhão.
Integrante da comissão técnica, Filipe Calegario foi convidado a participar, devido à sua experiência em IA generativa e criatividade computacional. O professor ministra desde 2020 a disciplina de Criatividade Computacional para as graduações do CIn e mantém um repositório online com diversas referências da área de IA generativa (https://github.com/filipecalegario/awesome-generative-ai).
O Hackathon convidou as equipes participantes a criar produtos culturais inspirados em Gonçalves Dias, buscando promover a integração criativa entre a literatura e a tecnologia. Os projetos foram avaliados por uma comissão julgadora, de acordo com a aplicabilidade, inovação, criatividade, adequação ao tema, além de outros critérios pertinentes. A multidisciplinaridade é estimulada na formação das equipes que possuem integrantes das áreas de Artes Visuais, Literatura ou Letras, Produção Audiovisual, Design e Tecnologia.
Comentários desativados