O evento foi realizado em comemoração ao bicentenário de Gonçalves Dias, no Maranhão

O Professor Filipe Calegario, do CIn-UFPE, foi convidado para integrar a coordenação técnica do Hackathon “Gonçalves Dias na era da IA”, uma competição em homenagem ao bicentenário do poeta maranhense Gonçalves Dias. O evento busca promover o uso da inteligência artificial generativa para a produção de imagens e vídeos baseados nas obras do poeta. O Hackathon aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro, em São Luís, capital do Maranhão. 

Integrante da comissão técnica, Filipe Calegario foi convidado a participar, devido à sua experiência em IA generativa e criatividade computacional. O professor ministra desde 2020 a disciplina de Criatividade Computacional para as graduações do CIn e mantém um repositório online com diversas referências da área de IA generativa (https://github.com/filipecalegario/awesome-generative-ai). 

O Hackathon convidou as equipes participantes a criar produtos culturais inspirados em Gonçalves Dias, buscando promover a integração criativa entre a literatura e a tecnologia. Os projetos foram avaliados por uma comissão julgadora, de acordo com a aplicabilidade, inovação, criatividade, adequação ao tema, além de outros critérios pertinentes. A multidisciplinaridade é estimulada na formação das equipes que possuem integrantes das áreas de Artes Visuais, Literatura ou Letras, Produção Audiovisual, Design e Tecnologia.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00