A edição de 2023 do maior evento de robótica do Brasil aconteceu em Salvador, Bahia, entre os dias 07 e 12 de outubro.

No dia 12 de outubro, a equipe do RobôCIn do Centro de Informática da UFPE (CIn-UFPE) ganhou premiações nas 4 categorias em que participou na edição de 2023 da Competição Latino-Americana de Robótica (LARC), maior evento de robótica do Brasil que esse ano aconteceu em Salvador (BA). A equipe é conhecida por sua excelência e conquistas notáveis nas últimas edições da competição. Este ano, participou das seguintes categorias: Small Size League (SSL), Very Small Size Soccer (VSS), Simulação 2D e Flying Robot Trial League (Drones).

Na Small Size League, o RobôCIn ficou em primeiro lugar, sendo agora tetracampeão nesta categoria e bicampeão mundial. Além disso, conquistou o segundo lugar da Very Small Size Soccer, mas ainda segue como bicampeão, sendo essa a primeira categoria que a equipe do RobôCIn participou na LARC em 2016. Já na Simulação 2D, o RobôCIn ficou em primeiro lugar e é atualmente tricampeão nessa categoria. No Flying Robot Trial League (Drones), foi a segunda participação do RobôCIn nesta categoria, conquistando terceiro lugar no pódio e segundo lugar no desafio técnico, sendo esses os primeiros pódios da equipe na categoria.

O RobôCIn participou da LARC com um total de 23 membros, incluindo alunos de graduação e pós-graduação da UFPE, além da professora do CIn responsável pelo time Edna Barros. A professora agradeceu a dedicação de todos na competição “Os desafios foram muitos e não foram fáceis, mas a determinação, coragem, responsabilidade e principalmente o conhecimento que vocês adquiriram ao longo de toda a preparação para o evento foram determinantes e fundamentais para os resultados que conseguimos. O trabalho foi de toda a equipe, mas eu agradeço de coração todo o trabalho que vocês fizeram em Salvador e pela dedicação de vocês durante esses dias”.

Para o RobôCIn, a LARC, além de competição, também é um ambiente valioso de teste e validação para os projetos que desenvolvem. A equipe considera esta uma oportunidade única para aplicar suas pesquisas em robótica em um cenário prático e desafiador. Todos os membros acreditam que a competição não apenas promove a inovação em robótica, mas também fortalece o espírito de trabalho em equipe e o aprendizado prático, essenciais para o avanço da tecnologia.