Banca foi formada para a seleção de professor titular na área de IA

Professora do CIn-UFPE, Renata Souza, foi uma das integrantes da banca para concurso de professor titular na área de IA para o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo Campus de São Carlos (ICMC-USP). O concurso disponibilizava apenas uma vaga, preenchida por uma professora da área de IA focada em extração de conhecimentos e ciência de dados, e sua última edição havia sido realizada há 10 anos.

Além de Renata Souza, outros quatro professores titulares integraram a banca, o Prof. Jaime Sichman da EP-USP, o Prof. Flávio Miguel Varejão da UFES, o Prof José Palazzo de Oliveira da UFRGS e o Prof. Caetano Traina Junior do ICMC-USP, como presidente. Dentre os membros, Renata destaca que a sua maior contribuição foi na análise curricular dos candidatos, focando na área de ciência de dados. De acordo com a Professora “Foi uma experiência relevante uma vez que agreguei conhecimento da atuação do ICMC na área de ciência de dados através da apresentação do memorial dos candidatos que atuaram no concurso“.

Professora Titular do Centro de Informática da UFPE, Renata Maria Cardoso Rodrigues de Souza possui graduação em estatística pela UFPE, mestrado na mesma área e doutorado em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE. Atualmente, é bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D, membro do colegiado da Pós-Graduação do CIn e professora de Cursos de Especialização em Deep Learning e Ciência de Dados do CIn. Atua também como membro da comissão de elaboração de questões para seleção da EMBRAER e também professora de Estatística da especialização em Ciência de Dados, convênio CIn-Embraer.  Possui mais de 100 artigos publicados em periódicos internacionais com fator de impacto relevante e em conferências nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Inteligência Computacional, com ênfase em Ciência de Dados, atuando principalmente na análise e predição de dados em problemas de classificação e regressão.