Evento faz parte das ações especiais para comemoração dos 50 anos do Centro

Na última segunda-feira, 30/10, o Conselho Consultivo do Centro de Informática da UFPE realizou sua primeira reunião, com a presença dos diretores e coordenadores do CIn, além dos conselheiros externos, o ex-aluno Rodrigo Cunha, diretor e CPO (Chief Product Officer) da Neurotech/B3 e Guilherme Cavalcanti, representante do Governo e Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Guilherme também foi co-fundador e diretor presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), CEO da Companhia de Participações da Cesar e presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).  Além desses representantes de organizações e empresas parceiras, o Conselho também tem como membro Pierre Lucena, presidente do Porto Digital e professor da UFPE.

O objetivo do Conselho Consultivo é aconselhar o planejamento estratégico do Centro; realizar recomendações sobre a utilização de recursos de incentivo à pesquisa; estimular, apoiar e sugerir estudos e pesquisas; propor ações e medidas para melhoria da qualidade de ensino e funcionamento do CIn. Além disso, o comitê foi criado com a finalidade de fortalecer a interação da academia com a sociedade e com o ecossistema de TI do estado.

Contar com o apoio de Rodrigo Cunha da Neurotech/B3 no Conselho Consultivo reforça a conexão que existe desde a criação da empresa no CIn-UFPE. A Neurotech/B3 é pioneira no desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial, Big Data e Analytics. Por sua vez, Guilherme Cavalcanti traz sua expertise como co-fundador e diretor presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), CEO da Companhia de Participações da Cesar e presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). Já Pierre Lucena lidera um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, o Porto Digital. Sendo referência nacional na ação coordenada entre governo, academia e empresas.

Durante a reunião, o diretor Paulo Borba e o vice-diretor Sérgio Soares conduziram uma apresentação sobre as informações relevantes do Centro, com dados e estatísticas importantes em todos os seguimentos, considerando os quatro pilares do CIn, que são: ensino, pesquisa, extensão e cooperação e inovação. Em seguida, eles fizeram uma visita em todas as instalações do Centro apresentando os laboratórios e a infraestrutura disponível.

A reunião do Conselho Consultivo é uma das atividades programadas para a Celebração de 50 anos do CIn. Em todos os meses, no período de agosto de 2023 a agosto de 2024, serão realizadas ações que celebram a construção da memória do futuro e esse marco histórico dos 50 anos.