O evento aconteceu entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro, em Recife

Os professores Fernando Maciano, Teresa Ludermir e Stefan Blawid, do Centro de Informática da UFPE (CIn-UFPE), participaram da conferência IEEE Latin America Conference on Computational Intelligence 2023 (IEEE LA-CCI 2023). O evento ocorreu entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro, em Recife/PE. A programação busca reunir a comunidade de computação inteligente, com o intuito de apresentar as descobertas e inovações mais recentes nas múltiplas áreas da Inteligência Computacional. Além disso, promove um fórum internacional de alto nível para a troca de experiências e conhecimento entre cientistas, pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes de várias partes do mundo para além da América Latina, como Estados Unidos e Taiwan.

Entre os palestrantes da conferência, destaca-se a única brasileira, Teresa Ludermir, professora titular de Inteligência Artificial do CIn-UFPE e pesquisadora nível 1A do CNPq. Em sua apresentação, Teresa abordou a aprendizagem de máquina automatizada (AutoML), discutindo novas pesquisas no campo e explorando tópicos como algoritmos, hiperparâmetros e abordagens de meta-learning. Como exemplo, apresentou trabalhos desenvolvidos pelo grupo de inteligência artificial do CIn-UFPE, o CIn.AI, ressaltando algumas contribuições na área da AutoML. Além da docente, os professores Jose Principe da Universidade da Flórida (EUA), João Gama da Universidade do Porto (Portugal), Efrén Mezura-Montes da Universidade de Veracruz (México) e Sarfaraz Zolfani da Universidade Católica do Norte (Chile) foram os demais palestrantes.

Junto a Teresa, outros docentes do CIn-UFPE também participaram da conferência. O professor Fernando Maciano foi co-chair da Trilha de Redes Neurais e também integrou o comitê técnico do evento, assim como Paulo Mattos, que foi um dos revisores de artigo. Por sua vez, o professor Stefan Blawid foi chair na sessão de apresentação de artigos. A participação do CIn-UFPE na IEEE LA-CCI 2023 reforça a qualidade e relevância dos docentes do Centro em suas áreas de atuação, além de fortalecer sua influência no cenário acadêmico internacional.

Confira mais informações sobre a conferência em: https://netuh.github.io/la-cci-home/index.html