O evento aconteceu entre os dias 23 e 27 de outubro, em Nova Orleans (EUA)

O ex-aluno de doutorado do Centro de Informática da UFPE (CIn-UFPE), Elvys Soares, teve artigo premiado na 17° edição do International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (ESEM). O trabalho recebeu o prêmio de melhor artigo do evento e é derivado da pesquisa de doutorado do estudante, orientada pelos professores André Santos, do CIn-UFPE, e Márcio Ribeiro, da UFAL. Além de Elvys Soares, o texto possui co-autoria dos professores orientadores e dos pesquisadores Manoel Aranda, Naelson Oliveira, Rohit Gheyi, Emerson Souza, Ivan Machado, Baldoino Fonseca e Rodrigo Bonifácio. A conferência sobre engenharia de software experimental aconteceu entre os dias 23 e 27 de outubro em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

O artigo premiado “Manual Tests Do Smell! Cataloging and Identifying Natural Language Test Smells” realiza uma análise da qualidade da especificação de testes manuais. Os testes analisados foram utilizados em três sistemas: um open-source (Ubuntu); um sistema público, usado nas urnas eletrônicas, por meio de uma parceria entre o CIn-UFPE e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e outro privado, pertencente a um fabricante de dispositivos móveis. O foco da pesquisa foi verificar pontos de possíveis melhorias na descrição dos testes com, por exemplo, devido a ambiguidades e imprecisões; além de analisar se as mesmas situações acontecem nesses três sistemas, apesar das suas origens diferentes.

De acordo com o professor do CIn-UFPE, André Santos, se trata de um “trabalho inovador principalmente no que se refere a testes manuais”. Ele também destaca a importância dessa conquista na 17° edição da ESEM: “Esse prêmio, em uma das principais conferências sobre engenharia de software experimental, é importante pois é um reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido na nossa pós-graduação, em parceria com pesquisadores de outras instituições”. A conferência fez parte da Empirical Software Engineering International Week (ESEIW) de 2023, e busca promover a discussão entre pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes sobre os resultados mais inovadores no campo da engenharia de software experimental.