A conferência foi realizada no Rio Grande do Sul  entre os dias 6 e 9 de novembro

O artigo “Visual Analytics for Profiling Land Use Changes”, co-orientado por Nivan Ferreira, professor do CIn-UFPE, recebeu menção honrosa na Conferência sobre Gráficos, Padrões e Imagens (Sibgrapi). A autoria do trabalho pertence a Claudio Santos, Maryam Hosseini, João Rulff, Fabio Miranda, Luc Wilson, Claudio Silva, Nivan Ferreira, e Marcos Lage. O objetivo do texto é propor um sistema de visual analytics para explorar os dados de uso do solo em ambientes urbanos, usando como caso de uso principal a cidade de Nova Iorque.

“O artigo foi fruto do trabalho de mestrado do aluno Claudio Santos da Universidade Federal Fluminense do qual fui co-orientador. Esta menção honrosa representa um indicador da qualidade da pesquisa em visualização de dados pelo nosso grupo”, afirma o professor Nivan. Além disso, o estudo teve como pilar a colaboração internacional entre múltiplas instituições, sendo: Universidade Federal Fluminense, New York University, Rutgers University, Centro de Informática – UFPE, Kohn Pedersen Fox e a University of Illinois.

A Sibgrapi é um evento anual líder na América Latina promovido pelo Grupo de Interesse Especial em Computação Gráfica, Reconhecimento de Padrões e Processamento de Imagens (Cegrapi) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A conferência teve início em 1988 e combina contribuições de computação gráfica e visão, reconhecimento de padrões e processamento de imagens. Ademais, compreende a conferência principal e vários workshops e cursos de curta duração co-localizados. Os anais são publicados pelo IEEE Xplore desde 1997 e, desde 2018, são coorganizados com outros dois grandes eventos: SBGames, Simpósio de Jogos de Computador e Entretenimento Digital, e o SVR, Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada.

Sobre o professor – Professor Adjunto (C3) do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Em 2022, foi professor visitante na Université Paris-Saclay, França. Os seus interesses de pesquisa envolvem diferentes aspectos de visualização interativa de dados, em particular, em sistemas e técnicas para análise de dados espaço-temporais. Em particular, trabalhou em projetos aplicados relacionado com visualização de dados relacionados a mobilidade, arquitetura e planejamento urbano. Obteve o doutorado em Computer Science pela New York University em 2015, sob a orientação de Cláudio Silva. Realizou pós-doutorado na University of Arizona em 2016. Obteve seus Mestrado em Matemática e Bacharelado em Ciência da Computação, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2010 e 2009, respectivamente.