O evento acontecerá no dia 4 de dezembro no Anfiteatro do Centro e é aberto ao público

Na próxima segunda-feira (4), o Centro de Informática da UFPE promoverá a mesa redonda “Diversidade e Inclusão na Engenharia de Software”. O evento está marcado para iniciar às 10h no Anfiteatro do CIn. O debate, em colaboração com Comitê de Diversidade do Centro (CoDi), será mediado pelo professor do CIn, Kiev Gama, membro do CoDi e professor da disciplina Diversidade e Inclusão em Engenharia de Software, com a participação de alunos da disciplina: Alessandra Pereira, Ana Sousa, Davi Maia, Luan Jeremias, Luiz Fernando Fonsêca,  Lunara Santana e Thaise Neri. Estão convidados a participar também estudantes e professores do Centro, da UFPE e o público em geral.

A discussão da mesa vai trazer a experiência vivenciada na disciplina ao longo do semestre com oportunidade de expandir o diálogo sobre Diversidade de Inclusão a partir da Engenharia de Software. O evento será presencial e é necessário realizar inscrição através de formulário eletrônico.

Na disciplina homônima, são estudadas diversas dimensões de diversidade (gênero, raça, idade, deficiência, neurodiversidade), sob uma perspectiva de Engenharia de Software. Através de um olhar para as pessoas que utilizam e desenvolvem esses sistemas, são focadas, respectivamente, duas subáreas da Engenharia de Software: a Engenharia de Requisitos, que traz sistemas mais inclusivos e com requisitos levando aspectos de diversidade em conta, e Aspectos Humanos de Engenharia de Software, que abrange a diversidade e a inclusão em equipes e organizações que desenvolvem software.

O CoDi do Centro de Informática é um grupo que foi criado com o objetivo de acolher, conscientizar, e contribuir em eventuais mediações de conflitos sobre questões envolvendo diversidade, cobrando as ações devidas das instâncias competentes com o propósito de promover o respeito, a inclusão, a empatia e a disseminação de valores coerentes com um espaço democrático e plural dentro da coletividade do CIn.