A primeira aprovação no Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL) demonstra a relevância do CIn-UFPE como instituição de pesquisa

O professor Francisco Carvalho do Centro de Informática (CIn) da UFPE receberá a estudante Debora Van Putten Chaves como estagiária através do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL) da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O incentivo, patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) permite que estudantes de graduação realizem estágios em instituições de pesquisa, sendo acompanhados por membros titulares da ABC, como o professor Francisco Carvalho. A vinda da estudante ressalta a relevância do CIn-UFPE como instituição de excelência em pesquisa nacional. Na área de Computação, segundo o docente, apenas sete universidades estão qualificadas para participar do PAPL, sendo o CIn-UFPE o único centro de pesquisa que não está localizado na Região Sudeste. As demais instituições são: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Durante o período de 05 de Janeiro a 24 de fevereiro de 2024, a aluna do bacharelado em Ciência e Tecnologia da Ilum Escola de Ciência, instituição vinculada ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), será supervisionada em Recife pelo professor Francisco Carvalho, desenvolvendo estágio no CIn-UFPE com o tema “Algoritmos de agrupamento fuzzy c-means baseados no kernel Gaussiano com aprendizado automático de parâmetros de largura”. Assim, Debora terá contato com projetos científicos em andamento, participando também da execução.

O PAPL foi criado pela Academia Brasileira de Ciências em 1994 com nome que homenageia o neurofisiologista e professor Aristides Pacheco Leão, presidente emérito da ABC, que atuou como líder da associação entre 1967 e 1981, falecendo em 1993. Em 2023, foram selecionadas 47 propostas no programa, tendo o resultado divulgado no dia 24 de novembro. Neste ano, três projetos aprovados são da UFPE, sendo um do CIn e dois do Departamento de Física.

De acordo com o professor do CIn Francisco Carvalho, “esse programa é uma iniciativa muito importante da ABC e FAPESP para os alunos de graduação. O estágio sob a supervisão de membros titulares da ABC pode contribuir para que esses jovens abracem de vez a carreira científica”. Francisco é professor e pesquisador do CIn-UFPE desde 1999. Em 2023, tornou-se a primeira pessoa da área de Computação fora do eixo Rio-São Paulo-Minas eleita para a ABC.