A obra foi lançada pela editora Cambridge Scholars Publishing

A professora Simone Santos, do Centro de Informática da UFPE, lança hoje (1) livro sobre o trabalho de pesquisa do grupo NEXT. A obra foi intitulada “Transforming Computing Education with Problem-Based Learning: From Educational Goals to Competencies”. Nela, Simone reúne cinco experiências de doutores formados no CIn, oferecendo suporte para a formação docente que deve ser implementada no Centro em 2024. Publicado em inglês pela Cambridge Scholars Publishing, o exemplar tem como proposta formar perfis profissionais na área de tecnologia através de PBL (Problem-Based Learning). Esse é mais um avanço na educação tecnológica, impulsionando um método por meio de pesquisas científicas que são resultado dos colaboradores da publicação.

Segundo a professora, “o mercado de TI demanda profissionais cada vez mais preparados para enfrentar desafios tecnológicos e de negócios que não se resolvem sem competências tais como resolução de problemas, comunicação, colaboração, pensamento crítico, criatividade e gestão. Transformar o ambiente educacional com problemas reais e atividades práticas, provendo oportunidades de desenvolver essas competências, é fundamental para prepararmos os profissionais de TI atuais e futuros. Acreditamos que esse livro poderá apoiar os professores nessa missão”.

O lançamento será somente para convidados, às 17h, na Casa Zero, no Recife Antigo. As informações sobre como adquirir o exemplar estão disponíveis na página.

Sobre a professora – Professora e pesquisadora do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Simone Cristiane dos Santos Lima leciona disciplinas em cursos de Graduação e Pós-Graduação, nas áreas de Engenharia de Software (Gestão de Projetos) e Sistemas de Informação (Arquitetura Corporativa, Sistemas de Gestão e e-Business). Atualmente, é tutora líder da Unidade EMBRAPII do CIn, programa nacional de Pesquisa e Inovação Tecnológica. Além disso, é líder do grupo NEXT (iNnovative Educational eXperience in Technology), onde exerce atividades de pesquisa em abordagens ativas de aprendizagem no ensino de Computação, tais como PBL (Problem-Based Learning) e suas variantes (Project-Based Learning, Team-Based Learning, Case-Based Learning, entre outras). Pesquisadora em projetos de gestão de processos de negócios (BPM – Business Process Management) e arquitetura corporativa (EA – Enterprise Architecture). Doutora em Ciência da Computação na área de e-Business (2002), Mestre em Ciência da Computação na área de Engenharia de Software (1995) e Bacharel em Ciência da Computação (1992), todos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).