Os projetos estão vinculados ao Laboratório Assistive do CIn

Os pesquisadores do Laboratório Assistive, do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tiveram duas iniciativas com forte impacto científico e social aprovadas. Os projetos pretendem elaborar técnicas que garantam acessibilidade comunicacional para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo e utilizar uma plataforma inteligente para o diagnóstico e desenvolvimento da comunicação e aprendizagem dessas crianças.

O primeiro projeto foi aprovado no Edital nº 16/2023 do Programa de Ações Estratégicas Transversais para a Pós-Graduação (PAET-PG), que visa apoiar a realização de projetos de extensão pelos Programas de Pós-Graduação. Dessa forma, os pesquisadores envolvidos farão estudos clínicos com crianças autistas usando a plataforma de CAA Reaact, que foi desenvolvida pelo Laboratório Assistive sob a coordenação do professor Robson Fidalgo. Esses estudos possibilitarão o  aperfeiçoamento da referida plataforma.

O segundo foi aprovado na Chamada Pública Mcti/Finep/Ação Transversal – Tecnologia Assistiva, que colabora com o desenvolvimento científico, tecnológico, de inovações e empreendedor na área de tecnologia assistiva, além de estruturar o Sistema Nacional de Laboratórios de Tecnologia Assistiva (SisAssistiva-MCTI). Assim, o projeto tem como objetivo realizar pesquisas que ajudem a criar métodos, algoritmos e modelos que serão prototipados em dispositivos eletrônicos e aplicativos que visam, a partir da captura de atividades cerebrais, apoiar o diagnóstico feito por um profissional especializado.

Os professores Robson Fidalgo e Cleber Zanchettin – ambos do CIn-UFPE vão usar como base a Análise do Comportamento Aplicada e os fundamentos teóricos da consciência fonológica, este projeto também objetiva a criação de aplicativos que usem IA para apoiar o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem da criança autista.

Chamado de “MONAN: Plataforma Inteligente para Diagnóstico e Desenvolvimento da Comunicação e Aprendizagem da Criança Autista”, o projeto é coordenado pelo Prof. Wellington Pinheiro dos Santos, do Departamento de Engenharia Biomédica, líder do Grupo de Pesquisa em Computação Biomédica e coordenador do Eixo de Computação Biomédica e Bioengenharia do iCEIS. Participam também o time de pesquisadores: Ricardo Emmanuel de Souza (Engenharia Biomédica), Cleber Zanchettin (Centro de Informática), Alana Elza Fontes da Gama (Engenharia Biomédica), Ana Cristina de Albuquerque Montenegro (Fonoaudiologia), Bianca Arruda Manchester de Queiroga (Fonoaudiologia), Letícia Teixeira Mendes (Expressão Gráfica), Marilú Gomes Netto Monte da Silva (Engenharia Biomédica), Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima (Centro de Educação), Robson do Nascimento Fidalgo (Centro de Informática), Shirley da Silva Jacinto de Oliveira Cruz (Hospital das Clínicas da UFPE / EBSERH), e Sadi da Silva Seabra Filho (Expressão Gráfica).

O Laboratório Assistive tem se destacado nacionalmente por disponibilizar uma plataforma na nuvem para indivíduos com atraso cognitivo e/ou deficiência na fala (devido a síndrome de down, autismo ou sequelas de um AVC) e que precisam de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para construírem frases a partir de imagens legendadas.

Sobre o CIn-UFPE – Com quase cinco décadas de trajetória, o CIn-UFPE é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com três cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação – o centro atrai anualmente 270 novos alunos para os três cursos, contribuindo ao longo dos anos com a formação de mais de 2300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.

O reconhecimento da sua excelência estende-se aos seus programas de pós-graduação, destacando-se o Programa Acadêmico em Ciência da Computação, com a nota máxima 7 na Capes, colocando-o entre os melhores programas do Brasil. Além disso, o CIn-UFPE destaca-se também pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo, gerando startups de tecnologia bem-sucedidas através de disciplinas inovadoras desde os cursos de graduação.

Além das fronteiras acadêmicas, o centro tem parcerias estratégicas com mais de 40 empresas, tanto nacionais quanto internacionais, através de colaborações públicas e privadas. Essa sinergia com a indústria e o setor empresarial torna o CIn-UFPE um agente transformador relevante para o desenvolvimento de inovação em produtos e serviços através de programas de formação, pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado.

O CIn-UFPE é pioneiro, não apenas pela longevidade e história da formação de profissionais de tecnologia para o mercado nacional e mundial, mas também é  responsável pela consolidação e desenvolvimento do ecossistema de Tecnologia da Informação em Pernambuco.