Pós-Graduação em Ciência da Computação – UFPE
Defesa de Dissertação de Mestrado Nº

Aluno: Wilton Pereira Santos Santana
Orientador: Prof. Renato Mariz de Moraes
Título: Improving Full-Duplex MAC Protocols for Wireless Ad Hoc Networks with Many-to-Many Multiuser Communication
Data: 21/12/2023
Hora/Local: 15h –  Centro de Informática – Virtual – Interessados em assistir entrar em contato com o aluno
Banca Examinadora:
Prof. Kelvin Lopes Dias (UFPE / Centro de Informática)
Prof. Marcelo Menezes de Carvalho (Texas State University / Ingram School of Engineering)
Prof. Renato Mariz de Moraes (UFPE / Centro de Informática)

RESUMO:

A comodidade proporcionada pela comunicação sem fio tornou esta tecnologia cada vez mais prevalente em nossa sociedade moderna nas últimas décadas e, com isso, a necessidade de melhorias constantes. Os rádios full-duplex podem aprimorar as redes sem fio, ou seja, a capacidade de receber informações enquanto transmite dados na mesma largura de banda de frequência, tecnologia que vem crescendo principalmente devido aos seus benefícios. A perspectiva de alcançar o dobro da taxa de transferência e uma utilização mais eficiente da largura de banda podem ser os benefícios previstos devido aos requisitos das aplicações que frequentemente exigem transferência de dados com mais eficiência. Antes que o full-duplex sem fio fosse viável, uma forma de melhorar esses aspectos era empregar técnicas multiusuários de comunicação. Em relação à abordagem multiusuários, o Many-to-Many MAC (M2MMAC), um protocolo de controle de acesso ao meio (MAC), aumentou significativamente o desempenho da vazão da rede. O presente trabalho explora os desafios e oportunidades nos aspectos principais da subcamada MAC ao empregar tecnologia full-duplex. Pensando nisso, este trabalho revisa o estado da arte dos protocolos MAC full-duplex, e também propõe dois novos protocolos, o FD-M2MMAC (Full-Duplex Many-to-Many MAC) e sua versão melhorada, o EFD-M2MMAC (Enhanced Full-Duplex Many-to-Many MAC), que combinam tecnologia full-duplex com técnicas multiusuários. Os resultados obtidos mostram que a aplicação das abordagens M2MMAC full-duplex promove significativa melhoria no desempenho em termos de vazão em cada nó da rede.

Palavras-chave: Protocolos MAC, full-duplex, comunicação multiusuários, estratégia muitos-para-muitos