A equipe foi formada por 16 pesquisadores e publicou relatório do estudo em novembro

Teresa Ludermir, professora do Centro de Informática da UFPE e integrante da Academia Brasileira de Ciências (ABC), participou recentemente de um grupo de trabalho da academia, com foco em Inteligência Artificial (IA). Além da professora, o comitê conta com a participação de outros 15 pesquisadores de áreas diversas, e teve como objetivo realizar o mapeamento das dificuldades relacionadas ao desenvolvimento de IA no Brasil, além de sugerir práticas adequadas para sua utilização responsável. Publicado em novembro deste ano, o documento produzido pela equipe foi intitulado “Recomendações para o Avanço da Inteligência Artificial no Brasil”.

Sobre o documento – O futuro da sociedade brasileira será moldado pelas escolhas que o governo e a própria sociedade fizerem em relação à IA. O senso de urgência em relação aos investimentos em IA e a formulação de políticas públicas emergem como prioridades cruciais em todo o mundo, abrangendo países desenvolvidos e em desenvolvimento. Organizações renomadas, como a Organização das Nações Unidas, UNESCO, Fórum Econômico Mundial, G20, OCDE e várias outras entidades multilaterais estão unidas ao considerar as tecnologias de IA como um imperativo global. Nesse contexto, o relatório traz uma série de recomendações destinadas a impulsionar o Brasil no campo do uso e do avanço científico e tecnológico da IA. Além disso, são delineados princípios fundamentais para garantir que essa tecnologia não apenas transforme a paisagem econômica, mas contribua de forma significativa para o desenvolvimento sustentável da nação, gerando prosperidade para todos.