O programa de Residência em Robótica e Inteligência Artificial é fruto de uma parceria entre o Centro de Informática (CIn) e a Softex

No dia 06 de dezembro, alunos do programa de Residência em Robótica e Inteligência Artificial, da parceria entre o Centro de Informática (CIn) da UFPE e a Softex, apresentaram dois projetos desenvolvidos pela turma durante o programa para servidores do Hospital das Clínicas. As soluções demonstradas foram o braço robótico para automação de montagem de kits de medicamentos e um sistema de inspeção de instrumentos cirúrgicos. A apresentação foi realizada à diretora Chefe de TI e Saúde Digital, Shirley Cruz, e às equipes da Farmácia de Dispensação e da Central de Material e Esterilização (CME), do HC. 

O objetivo dos projetos é impactar o setor de saúde, com o desenvolvimento de sistemas e soluções inovadoras utilizando tecnologias de IA e robótica. O processo de concepção e aprimoramento das soluções já tem mais de um ano e continua sendo realizado pelos estudantes da residentes em conjunto com a equipe técnica e de pesquisa do projeto. Diversas apresentações de acompanhamento foram realizadas para as equipes do Hospital. De acordo com o líder técnico da residência, Marcondes Ricarte, “O HC é o nosso cliente principal, promovendo os desafios e problemas a serem resolvidos. Além disso, serve como um laboratório de entendimento, desenvolvimento e validação das implementações.”

O projeto do braço robótico, voltado para a equipe de Farmácia, visa a montagem de kits de medicamentos, sendo capaz de montar cerca de 450 kits de medicamentos por dia. Essa solução irá automatizar uma parte do trabalho repetitivo dos farmacêuticos e contribuir na redução de falhas na montagem dos kits. Por sua vez, o sistema de inspeção de instrumentais cirúrgicos na Central de Material Esterilizado (CME), busca auxiliar no processo de limpeza, montagem e organização dos instrumentos cirúrgicos. O projeto contribui na inspeção da montagem dos kits para evitar equívocos na montagem, visto que as diferenças entre as ferramentas são muito tênues. Kits de instrumentos montados de forma equivocada podem impactar no cancelamento de procedimentos cirúrgicos.

“Também é um momento de celebrar o esforço que os residentes e equipe técnica aplicaram no decorrer do ano. O time conta com integrantes(as) oriundos(as) de outras áreas do conhecimento e de outros estados do Brasil, característica fundamental para o desenvolvimento criativo de soluções para os problemas intrinsecamente multidisciplinares”, reforça o gerente do projeto Érico Medeiros, que complementa: “as disciplinas do curso, lecionadas aos residentes por excelentes professores do CIn e CTG, foram de impacto ímpar para os resultados obtidos”

Alexandre Mota e Augusto Sampaio destacam a última conquista da Residência: “O HC e a Residência conseguiram a aprovação de um financiamento para possibilitar a implantação dos projetos no HC. Esse fomento por parte da SUDENE leva o projeto para um novo patamar, no qual ela sai da concepção e desenvolvimento dentro do CIn para ser implantada no cliente, impactando diretamente a sociedade e profissionais de saúde, através de uma melhor qualidade do trabalho e melhores serviços”.

Shirley comenta sobre a importância da parceria entre o CIn e HC: “A interação do HC com o CIn, neste e em outros projetos, representa a união de competências para o desenvolvimento de soluções de altas tecnologias para a saúde e em especial para o SUS”. Para o Centro de Informática (CIn) da UFPE, esses projetos trazem visibilidade e demonstram a relevância das pesquisas desenvolvidas no Centro, impactando a sociedade por meio de soluções inovadores. Além disso, o CIn também é voltado para a formação de profissionais qualificados, com a excelência do seu ensino. Nesse sentido, a Residência em Robótica e IA tem como um dos objetivos a formação de mão de obra qualificada de altíssimo nível nas áreas de IA e robótica. 

Sobre a Residência em Robótica e Inteligência Artificial:

Com tradição em programas de residência para empresas há 2 décadas, sendo referência nacional e premiado pelo MCTI, o CIn-UFPE lançou em outubro de 2021 a primeira turma da Residência em Robótica e Inteligência Artificial Aplicadas a Testes de Software através de convênio com a Softex e posterior acordo de parceria tripartite com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). O projeto segue a filosofia de uma residência tecnológica (inspirada nas residências médicas), nele os desafios de inovação e pesquisa na área de robótica e inteligência artificial aplicadas a teste de software são solucionados tanto pela equipe fixa do projeto (líder técnico e engenheiros) quanto pelos alunos em suas monografias. O projeto faz parte do PPI (PROGRAMAS E PROJETOS PRIORITÁRIOS DA LEI DE TICs), que utiliza recursos disponibilizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, obtidos através da Lei da Informática (Lei nº 8.248/91), através do Programa SOFTEX

Sobre o CIn-UFPE – Com quase cinco décadas de trajetória, o CIn-UFPE é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com três cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação – o centro atrai anualmente 270 novos alunos para os três cursos, contribuindo ao longo dos anos com a formação de mais de 2300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.

O reconhecimento da sua excelência estende-se aos seus programas de pós-graduação, destacando-se o Programa Acadêmico em Ciência da Computação, com a nota máxima 7 na Capes, colocando-o entre os melhores programas do Brasil. Além disso, o CIn-UFPE destaca-se também pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo, gerando startups de tecnologia bem-sucedidas através de disciplinas inovadoras desde os cursos de graduação.

Além das fronteiras acadêmicas, o centro tem parcerias estratégicas com mais de 40 empresas, tanto nacionais quanto internacionais, através de colaborações públicas e privadas. Essa sinergia com a indústria e o setor empresarial torna o CIn-UFPE um agente transformador relevante para o desenvolvimento de inovação em produtos e serviços através de programas de formação, pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado.

O CIn-UFPE é pioneiro, não apenas pela longevidade e história da formação de profissionais de tecnologia para o mercado nacional e mundial, mas também é  responsável pela consolidação e desenvolvimento do ecossistema de Tecnologia da Informação em Pernambuco.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00