A ACM Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI) ocorrerá entre os dias 11 e 16 de maio de 2024 no Havaí, Estados Unidos

Luiz Augusto Morais e Manoela Milena Oliveira da Silva, pesquisadores do Voxar Labs do Centro de Informática (CIn) da UFPE, integram pesquisas aprovadas na ACM Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI). A principal conferência internacional de Interação Humano-Computador ocorrerá entre os dias 11 e 16 de maio de 2024 na cidade de Honolulu, Havaí, Estados Unidos. O evento é realizado anualmente desde 1982, atraindo milhares de participantes de diferentes países e organizado pelo Grupo de Interesse Especial em Interação Computador-Humano (SIGCHI) da Association for Computing Machinery (ACM). Os resultados de pesquisa presentes nos artigos científicos “From Exploration to End of Life: Unpacking Sustainability in Physicalization Practices” e “Watch This! Observational Learning in VR Promotes Better Far Transfer than Active Learning for a Fine Psychomotor Task” foram desenvolvidos em colaboração dos pesquisadores do CIn-UFPE com professores e discentes do Reino Unido, Canadá e Estados Unidos.

O trabalho “From Exploration to End of Life: Unpacking Sustainability in Physicalization Practices” faz parte da pesquisa de pós-doutorado de Luiz Augusto Morais desenvolvida no Laboratório de Computação Espacial do CIn-UFPE, o Voxar Labs. Junto a ele, são co-autoras: Giorgia Panagiotidou, professora na King’s College London (Reino Unido); Sarah Hayes, professora na Munster Technological University (Reino Unido); Tatiana Losev, doutoranda na Simon Fraser University (Canadá); Rebecca Noonan, mestre pela Munster Technological University (Reino Unido); e Uta Hinrichs, professora na University of Edinburgh (Reino Unido).

No artigo, é investigado como pesquisadores e designers de visualizações físicas, também chamadas de fisicalizações, estão lidando com o ciclo de vida dos artefatos que eles produzem, como, por exemplo, as representações de dados tangíveis feitas com impressoras 3D. Segundo Luiz, “este é um trabalho precursor na área de sustentabilidade em visualizações físicas, trazendo quatro contribuições para a linha de pesquisa em Sustainable Data Physicalization”. São elas: a categorização das fases do ciclo de vida das fisicalizações; a identificação dos desafios e estratégias para tornar as fisicalizações mais sustentáveis; a proposição de dez dimensões para a prática sustentável de fisicalizações; a motivação da comunidade a pensar de forma mais sustentável a partir da Sustainable Physicalization Practices Matrix (SuPPra), matriz de práticas sustentáveis em fisicalizações. Trazendo assim, uma contribuição social importante sobre como a criação de tecnologias tangíveis pode afetar o planeta e como é possível minimizar, ou até anular, esses danos de forma consciente.

Já o artigo “Watch This! Observational Learning in VR Promotes Better Far Transfer than Active Learning for a Fine Psychomotor Task” faz parte da pesquisa de doutorado da Isabel Fitton em Ciência da Computação na University of Bath (Reino Unido) e tem Manoela Milena Oliveira da Silva, Doutora em Ciência da Computação pelo CIn-UFPE e pesquisadora do Voxar Labs como uma das co-autoras. Também são co-autores: Jeremy Dalton, Head of Metaverse Technologies na Metaverse Technologies, PwC (Estados Unidos); Elizabeth Dark, Michael J Proulx, Christopher Clarke, Christof Lutteroth, todos da University of Bath (Reino Unido).

Os resultados sugerem que a aprendizagem observacional pode ser eficaz em realidade virtual (RV) quando combinada com a prática, e pode levar a uma melhor transferência de habilidades para contextos do mundo real que são diferentes do contexto de treinamento. Além disso, foi descoberto que o uso de avatares semelhantes ao usuário na aprendizagem observacional pode ser contraproducente quando se concentra numa tarefa manual.

Ter um artigo publicado na CHI 2024, para Manoela Milena Oliveira da Silva, demonstra a capacidade do CIn-UFPE em colaborar internacionalmente e contribuir com produções científicas de alta qualidade. Já Luiz Augusto Morais, destaca que ser aprovado em um evento como o CHI 2024 “significa que fizemos uma pesquisa de extrema qualidade e relevância científica. A área de Computação Sustentável tem um potencial enorme de provocar grandes mudanças na forma como pensamos em tecnologia”. Através da participação na conferência internacional, Luiz espera ser um porta-voz do CIn-UFPE nas discussões internacionais sobre as temáticas.

Sobre o Voxar Labs – Criado em 2011 no CIn-UFPE, o Voxar Labs é um dos mais significativos laboratórios de pesquisa em realidade estendida, visão computacional e analytics de comportamento espacial, detendo o maior número de publicações na área de realidade estendida da América Latina. Com mais de 160 trabalhos publicados nos principais eventos científicos do mundo, como IEEE Computer Society Conference on Computer Vision and Pattern Recognition Workshops (CVPRW), IEEE International Conference on Robotics and Automation (ICRA), IEEE Computer Graphics and Applications (CG&A), IEEE Virtual Reality (VR), IEEE International Sysmposium on Mixed and Augmented Reality (ISMAR) e WACV.

O Voxar também destaca-se em premiações, sendo vencedor do principal prêmio em realidade aumentada do mundo: a competição de rastreamento do International Symposium on Mixed and Augmented Reality (ISMAR), em 2015. O laboratório também foi campeão latino-americano de robótica, na Latin American Robotics Competition e Competição Brasileira de Robótica (LARC/CBR) de 2014, na categoria “Home”.

Com uma equipe heterogênea, o Voxar conta com especialistas em diversas áreas de conhecimento, como educação, fisioterapia, engenharia biomédica, eletrônica e mecânica, controle e automação, robótica, arquitetura e design.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00