O processo seletivo possui duas vagas para docentes que irão integrar o quadro fixo da universidade

O Centro de Informática da UFPE (CIn) está com inscrições abertas em concurso para preenchimento de duas (2) vagas para Professor Adjunto A. As inscrições para a seleção são realizadas através do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), tendo início hoje, 26 de janeiro de 2024, e sendo encerradas no dia 26 de fevereiro de 2024. O valor da taxa de inscrição é de R$239,00 (duzentos e trinta e nove reais) e o pagamento deverá ser efetuado exclusivamente através da Guia de Recolhimento da União (GRU). Há também a possibilidade de pedir isenção da taxa de inscrição. O edital já está disponível com mais informações e as informações complementares da vaga específica do CIn estão publicadas diretamente no sistema SIGRH da UFPE.

É possível prestar concurso para as vagas de Professor Adjunto em alguma das 18 áreas de conhecimento: Banco de Dados; Segurança de Sistemas; Interação Humano-Computador; Teoria da Computação; Sistemas de Informação; Linguagens de Programação; Matemática Computacional; Redes de Computadores; Sistemas Distribuídos; Sistemas Computacionais Embarcados; Mídia e Interação; Sistemas de Controle; Sistemas de Comunicações; Processamento de Sinais; Computação Quântica; Criptografia; Inteligência Artificial; e Engenharia de Software.

O perfil esperado para ocupação das vagas é de Doutorado em qualquer área do conhecimento, com publicações de artigos científicos em veículos internacionais de destaque, nos últimos cinco (5) anos, na área do concurso, como nos veículos considerados prioritários pelo CIn. A expectativa é que os candidatos aprovados tenham forte participação e ambição de pesquisa de destaque internacional na área, apresentando também boa didática e facilidade de comunicação. Se a candidata ou o candidato tiver obtido o doutorado há mais cinco (5) anos, espera-se que haja evidências de independência científica, especialmente em relação ao seu orientador ou orientadora de doutorado.

Os candidatos interessados em fazer parte do quadro fixo do CIn-UFPE, ou seja, atuar como professor adjunto, devem ficar atentos a todas as informações disponíveis no edital. Em especial ao cronograma do processo seletivo, onde constarão: a homologação das inscrições e da comissão examinadora; o endereço, as datas e os horários da realização das provas; a divulgação do resultado das provas; o resultado final; e os prazos recursais.

No que diz respeito às etapas do processo seletivo: (i) a prova escrita será a descrição de um projeto de pesquisa em uma das 18 áreas, e (ii) a prova didática será a apresentação de um ou mais artigos da candidata ou candidato em uma das 18 áreas. Em ambos os casos, a área fica à escolha da candidata ou candidato.

De acordo com a Resolução nº 15/2022, que regulamenta os concursos de professores efetivos, a UFPE leva em conta, na prova de títulos, os impactos da maternidade na vida acadêmica. O período de avaliação da candidata que se tornou mãe nos últimos cinco anos terá um acréscimo de dois anos para cada filho.

Isenção – Para requerer a isenção da Taxa de Inscrição, o candidato deverá preencher o requerimento disponível no mesmo endereço eletrônico da SIGRH. Dúvidas sobre a inscrição podem ser esclarecidas enviando email para secgeral@cin.ufpe.br. Outras  indagações referentes à vaga podem ser resolvidas através do e-mail para diretoria@cin.ufpe.br.

Convocação – A convocação ocorrerá através de divulgação da lista de convocados nas Notas Informativas no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) da UFPE clicando no menu Concursos, sendo também possível acompanhar através da página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida.

Sobre o CIn – Com 49 anos de existência, inicialmente como Departamento de Estatística e Informática, o CIn hoje tem 85 professores efetivos com doutorado atuando nas mais diversas áreas da Computação. Temos uma Pós-Graduação Acadêmica nota 7 na CAPES e uma Pós-Graduação Profissional nota 4 (a maior nota das pós-graduações profissionais de Computação no Brasil), ambas com mestrado e doutorado. Já formamos mais de 3000 mestres e doutores nos nossos programas de pós-graduação. Além disso, o CIn conta com três cursos de graduação (Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação) de destaque, e tem uma longa história de realização de projetos de cooperação com empresas, com 90% do corpo docente efetivo já tendo se envolvido em projetos dessa natureza. O CIn conta também com um forte histórico de contribuição para a sociedade, tendo concebido e ajudado a criar o Porto Digital, o C.E.S.A.R., o ISI-TICs e várias empresas de sucesso.Para mais informações sobre o CIn, acesse o site www.cin.ufpe.br.