A IEEE/CVF Winter Conference on Applications of Computer Vision (WACV) ocorreu entre os dias 4 e 8 de janeiro de 2024

Integrantes do Voxar Labs do Centro de Informática da UFPE (CIn-UFPE) apresentaram pesquisa na IEEE/CVF Winter Conference on Applications of Computer Vision (WACV) 2024. O artigo “Attention Modules Improve Image-Level Anomaly Detection for Industrial Inspection: A DifferNet Case Study” foi aprovado para a conferência entre mais de 2 mil submissões de trabalhos, e apresentado na WACV no dia 06 de janeiro de 2024. André Luiz Vieira e Silva, Francisco Simões e Felipe Battisi do Voxar Labs assinam a autoria junto a Veronica Teichrieb, professora do CIn-UFPE e Diretora Líder da área de ciência do Voxar Labs. Jun.-Prof. Danny Kowerko e Tobias Schlosser, da Chemnitz University of Technology, Alemanha, também são co-autores.

A WACV é a principal conferência internacional em aplicações de Visão Computacional. O evento ocorreu entre os dias 4 e 8 de janeiro de 2024 em Waikoloa Village no Havaí, Estados Unidos, contando com apresentações presenciais e remotas. Os resultados do trabalho realizado no laboratório de pesquisa e desenvolvimento Voxar Labs, com utilização da infraestrutura da Chemnitz University of Technology, apresentam um novo método de visão computacional que possibilita a inspeção de defeitos em imagens in the wild, ou seja, em ambientes não-controlados, utilizando a aprendizagem de máquina semi-supervisionada. A metodologia do Voxar Labs leva em consideração que usualmente existem poucas imagens de defeitos disponíveis, e, ainda assim, se prova capaz de obter um bom desempenho.

Para André Luiz Vieira e Silva, a aprovação e participação no WACV é de alta importância. “O WACV é o maior evento do mundo em aplicações de visão computacional, onde os principais pesquisadores da área se reúnem anualmente para divulgar seus trabalhos e trocar conhecimentos”, explica o doutorando do CIn-UFPE e pesquisador do Voxar Labs. O artigo aprovado na conferência foi desenvolvido no contexto do doutoramento de André em parceria com a Chemnitz University of Technology da Alemanha, local de seu doutorado sanduíche, onde foi mentorado pelo professor Danny Kowerko.

O estudante destaca a contribuição do CIn-UFPE durante toda sua formação. André realizou a graduação, mestrado e doutorado no Centro e, agora, colhe os frutos da pesquisa em parceria com as demais pessoas autoras através do artigo relevante apresentado na WACV. O objetivo, segundo ele, é seguir com a investigação acadêmica no Voxar Labs em projetos de inspeção de defeitos em linhas/torres de transmissão de energia.

Sobre o Voxar Labs – Criado em 2011 no CIn-UFPE, o Voxar Labs é um dos mais significativos laboratórios de pesquisa em realidade estendida, visão computacional e digitalização de processos, detendo o maior número de publicações na área de realidade estendida da América Latina. Com mais de 160 trabalhos publicados nos principais eventos científicos do mundo, como IEEE Computer Society Conference on Computer Vision and Pattern Recognition Workshops (CVPRW), IEEE International Conference on Robotics and Automation (ICRA), IEEE Computer Graphics and Applications (CG&A), Expert Systems with Applications e WACV.

O Voxar também destaca-se em premiações, sendo vencedor do maior prêmio de realidade aumentada do mundo: a competição de rastreamento do International Symposium on Mixed and Augmented Reality (ISMAR), em 2015. O laboratório também foi campeão latino-americano de robótica, na Latin American Robotics Competition e Competição Brasileira de Robótica (LARC/CBR) de 2014, na categoria “Home”.

Com uma equipe heterogênea, o Voxar conta com especialistas em diversas áreas de conhecimento, como educação, fisioterapia, engenharia biomédica, eletrônica e mecânica, controle e automação, robótica, arquitetura e design.

Comentários desativados

Sobre este site

Portal institucional do Centro de Informática – UFPE

Encontre-nos

Endereço
Av. Jornalista Aníbal Fernandes, s/n – Cidade Universitária.
Recife-PE – Brasil
CEP: 50.740-560

Horário
Segunda–Sexta: 8:00–18:00