A escola treina os alunos que participam da Maratona de Programação para as etapas das competições nacional e internacional

O Centro de Informática (CIn) da UFPE esteve presente na Brazilian ICPC Summer School 2024 em Campinas, São Paulo. A escola de verão, que aconteceu por duas semanas entre os dias 22 de janeiro e 3 de fevereiro, é organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e sediada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A escola tem como objetivo principal treinar os futuros finalistas da Maratona SBC de Programação, como também finalistas mundiais do International Collegiate Programming Contest (ICPC) e também os futuros finalistas do Brasil. o ICPC é uma competição anual de programação entre universidades do mundo todo.

Nesta edição, o CIn-UFPE foi representado por quatro estudantes de graduação em Ciência da Computação: Gabriel Meireles, Pedro Queiroz, Samuell Costa e Sarah Melo. O professor Gustavo Carvalho, docente do CIn-UFPE, é o atual treinador da equipe. Os times da UFPE que participaram da escola de verão têm historicamente alcançado grande sucesso em competições, tais como a Maratona SBC de Programação.

Sobre o CIn-UFPE – Com quase cinco décadas de trajetória, o CIn-UFPE é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com três cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação – o centro atrai anualmente 270 novos alunos para os três cursos, contribuindo ao longo dos anos com a formação de mais de 2300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.

O reconhecimento da sua excelência estende-se aos seus programas de pós-graduação, destacando-se o Programa Acadêmico em Ciência da Computação, com a nota máxima 7 na Capes, colocando-o entre os melhores programas do Brasil. Além disso, o CIn-UFPE destaca-se também pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo, gerando startups de tecnologia bem-sucedidas através de disciplinas inovadoras desde os cursos de graduação.

Além das fronteiras acadêmicas, o centro tem parcerias estratégicas com mais de 40 empresas, tanto nacionais quanto internacionais, através de colaborações públicas e privadas. Essa sinergia com a indústria e o setor empresarial torna o CIn-UFPE um agente transformador relevante para o desenvolvimento de inovação em produtos e serviços através de programas de formação, pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado.

O CIn-UFPE é pioneiro, não apenas pela longevidade e história da formação de profissionais de tecnologia para o mercado nacional e mundial, mas também é  responsável pela consolidação e desenvolvimento do ecossistema de Tecnologia da Informação em Pernambuco.