O projeto de cooperação foi orientado pelos professores Ricardo Prudêncio e Paulo Salgado

O Centro de Informática (CIn) da UFPE desenvolveu uma nova solução para o Banco Central (BC) do Brasil para resolver o problema de predição de superendividamento de indivíduos. Os professores Ricardo Prudêncio e Paulo Salgado, do CIn-UFPE, conduziram as atividades de pesquisa e desenvolvimento da equipe formada por quatro alunos de doutorado do Centro: Patricia Drapal, Jair Sales, Renata Lins e Raphael Pereira. Durante seis meses, o grupo trabalhou com uma grande massa de dados, fornecidos pelo banco, e teve como objetivo produzir sistemas para prever o superendividamento da população brasileira. A ação foi realizada em parceria com os departamentos de Informática e de Promoção da Cidadania Financeira do BC, que agora poderá promover políticas para prevenção do problema.

Inicialmente, foi feita uma análise de indicadores de risco de uma amostra de milhares de indivíduos fornecida pelo Banco Central. A equipe técnica (estudantes de doutorado) identificou padrões de tendência crescente pós-pandemia para vários indicadores de endividamento, em especial entre os indivíduos mais jovens da população. A partir desses dados, foram criados sistemas de predição adaptados para diferentes segmentos da população, divididos por faixa etária e renda. Dessa forma, agora é possível identificar, com meses de antecedência, se um indivíduo se encontra em um quadro de risco que o leve a uma condição mais permanente de endividamento futuro.